Regra ou Requisito?

[2:58] Você sabe a diferença entre regra e requisito?

O produto do trabalho da maior parte dos analistas de negócio é uma especificação de requisitos que deve conter também as regras de negócio. Infelizmente, muitos não sabem ao certo como especificá-las e acabam misturando as coisas. Regras existem para impor restrições à operação de negócio. Requisitos definem necessidades que devem ser atendidas por uma solução de negócio. Muitas dessas necessidades se originam na necessidade de impor certas regras de negócio. Organize seus conceitos e aprenda a pensar o negócio de maneira mais estruturada.

Como escrever adequadamente as regras de negócio?

Regras restringem algum aspecto do negócio e devem ser descritas de forma a deixar claro o que NÃO PODE ser feito. Sempre que for definir uma regra, pense: “O que estamos restringindo na operação de negócio?”

Você acha que nossas leis são escritas adequadamente?

Uma lei deveria ser descrita como uma regra de negócio: específica, acionável e testável.

Em outras palavras, a regra deve ser suficiente para a tomada de decisão operacional por qualquer pessoa. Em muitos casos a decisão pode até ser automatizada e uma máquina verifica se a regra está ou não sendo cumprida.

É assim que funciona nas empresas de ponta que utilizam regras de negócio para configurar seus processos. Nossas leis contudo são frequentemente questionadas e precisam ser julgadas no Supremo Tribunal para avaliar sua aplicabilidade. E o resultado não raramente são de 6 votos contra 5.

Será que temos uma judicialização da política ou nossas leis é que não foram escritas de maneira adequada e exigem um julgamento político para serem avaliadas?