Desafio Ágil

Série de videos que denunciam as diferenças entre práticas dos métodos ágeis e princípios do Manifesto Ágil.

SEU NEGÓCIO É ÁGIL DE VERDADE?

Para aumentar a agilidade de seus negócios, sua empresa deve ter investido em processos e ferramentas baseados em Frameworks seguindo as melhores práticas de mercado. Estou certo?
Isso é muito bom. Mas não é tudo.

Agilidade não é medida em processos. 
Agilidade deve ser medida com base em resultados.

Quais indicadores você usa para medir se seu negócio está no caminho certo? 

SEUS REQUISITOS SÃO ÁGEIS?

Métodos ágeis normalmente utilizam técnicas diferentes para especificar e gerenciar requisitos. A técnica de Histórias de Usuários (ou “Estórias” dependendo do gosto do freguês) é provavelmente a mais usada. Mas escrever requisitos em histórias não torna o seu negócio ágil.

Agilidade não é medida nos requisitos. 
Agilidade deve ser medida com base em valor de negócio.

Como você faz para chegar a um acordo com todos os envolvidos sobre o que agrega valor de negócio?

SEUS CONTRATOS PERMITEM ENTREGAS ÁGEIS?
Contratos baseados em escopo fechado de entregas com requisitos detalhados e sem espaço para mudança impedem a agilidade. Para se tornarem realmente ágeis, empresas precisam repensar o seu modelo de governança e transformarem seus provedores em parceiros do negócio.

Agilidade não exige entregáveis.
Agilidade exige entrega de valor.

Como você estabelece contratos com seus clientes/provedores?

SUAS ENTREGAS SÃO ÁGEIS?

Grande parte das metodologias chamadas “ágeis” seguem a estratégia de quebrar grandes entregas em pequenas iterações. Essa é uma excelente estratégia para reduzir o tempo de feedback dos clientes e identificar oportunidades de fazer diferente (e melhor). Mas se não houver feedback ou espaço para mudança, não há agilidade. É apenas um “cascata em fases”.

Ser ágil não é o mesmo que entregar em fases.
Ser ágil é abraçar mudanças com entusiasmo para gerar cada vez mais valor de negócio.