Fundamentos da Análise de Negócios - Agenda - Gigante Consultoria

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Fundamentos da Análise de Negócios

Instrutor: Fabrício Laguna

DE 25/03/2020 ATÉ 26/03/2020 - Recife - PE

Introdução

Análise de Negócios é a disciplina que busca viabilizar as mudanças organizacionais através do entendimento das necessidades (requisitos) e recomendação das soluções (design) que mais agregam valor às partes interessadas.

O uso estruturado de conceitos e técnicas da Análise de Negócios conforme definidos pelo IIBA® (Instituto Internacional de Análise de Negócios) no Guia BABOK® têm auxiliado profissionais e empresas a entender melhor seus processos, regras e necessidades de negócios para o desenvolvimento de melhores soluções mais efetivas.

Empresas de todo o mundo têm organizado sua distribuição de papéis e responsabilidades em metodologias que garantam que a análise de negócios possa definir com clareza os objetivos e requisitos do negócio de forma que outras disciplinas, como a análise de sistemas e a gestão de projetos, atuem na direção correta.

Uma das principais estratégias para alcançar este objetivo tem sido a criação do papel formal do Analista de Negócios, um profissional que deve analisar um problema por múltiplas perspectivas e considerar diversas possibilidades de solução com base em uma visão realística de custo x benefício coerente com a visão estratégica da organização. Para desempenhar bem este papel, o profissional deve acumular competências técnicas e comportamentais que o permitam facilitar a comunicação entre as áreas clientes e provedoras de soluções, negociando soluções de consenso e liderando o grupo rumo ao atingimento de seus objetivos.

Outra estratégia bastante efetiva é o desenvolvimento da Análise de Negócios como uma competência organizacional de todos os que atuam no ciclo de vida de desenvolvimento de soluções. Áreas solicitantes, Gestores, Analistas de Sistemas, Gerentes de Projetos, Analistas de Processos e Analistas de Qualidade são exemplos de profissionais que podem se beneficiar muito de uma capacitação em Análise de Negócios, orientando seus esforços e a alocação de recursos ao que realmente agrega valor para a organização.

Esta proposta apresenta um curso de 16 horas capaz de mudar a mentalidade dos alunos e desenvolver neles uma visão focada em valor de negócio baseada em princípios e técnicas de análise de negócios conforme descritos no guia BABOK. O curso também capacita na modelagem dos principais conhecimentos de negócio necessários para descrever um produto ou serviço.

Durante o curso são vivenciadas situações onde o aluno deve atuar de forma ativa, utilizando as técnicas apresentadas para entender problemas e propor soluções com foco na agregação de valor para o negócio.

Abordagem

Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos especialmente desenhados para fazer com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.

Em alguns módulos o instrutor faz o uso de técnicas teatrais de dramatização interpretando personagens para simular situações de entrevistas e reuniões onde os alunos deverão aplicar os conceitos e técnicas abordados no módulo.

Conteúdo Programático

O curso cobre todas as áreas de conhecimento da Análise de Negócios conforme definidas no Guia BABOK com exercícios práticos utilizando algumas das técnicas mais recomendadas para o entendimento de valor de negócio.

  • Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
    • Aspectos organizacionais e políticos para a viabilidade de investimentos
    • Técnica: Análise de Stakeholders
  • Elicitação e Colaboração
    • Aspectos comportamentais da elicitação de requisitos
    • Técnica: Entrevista
  • Análise da Estratégia
    • A origem dos projetos
    • Técnica: Declaração do problema
    • Técnica: Medidas de Sucesso
    • Técnica: Justificativa SMART
  • Análise de Requisitos e Definição do Design
    • Modelagem de Negócio x Modelagem de Sistema
    • Técnica: Modelagem de Conceitos
    • Decompondo a estratégia em Políticas e regras
    • Técnica: Especificação de Regras de Negócio
  • Avaliação da Solução
    • Garantia dos resultados
    • Ciclo de vida de evolução de negócios
  • Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Requisitos
    • Diferentes Bases de Conhecimento
      • Projeto x Produto
      • Negócio x TI
    • REQM como estratégia para gerar e manter conhecimento

 

Palavras-Chave: Análise de Requisitos; Análise de Negócios; Analista de requisitos; Analista de Negócios

Última atualização em segunda-feira, 16 de março de 2020 16:38
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