BBC 2012 - Building Business Capability Fórum - Artigo - Gigante Consultoria

ARTIGOS

NOTÍCIAS DA GIGANTE

BBC 2012 - Building Business Capability Fórum

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fabrício Laguna

Palavras-Chave: BACCM, Guia BABOK, Zachman Framework

BACCM™ – Business Analysis Core Concept Model (Modelo de Conceitos Centrais da Análise de Negócios)

A pergunta que eu fiz para os especialistas e as respostas que eu mesmo tive de concluir

[artigo originalmente publicado no Building Business Capability 2012 Conference Newsletter, Nov, 2012]

BACCM

Nesta segunda-feira [29 out 2012] na Conferência Building Business Capability (BBC 2012 em Fort Lauderdale, Flórida, EUA) Alec Sharp, um dos palestrantes, apresentou o uso da técnica de Modelagem de Conceitos para a Análise de Negócios (uma visão mais alto nível da modelagem de dados). Pedi para que ele relacionasse o assunto com algo que eu havia visto no dia anterior, apresentado por Kathleen Barret e Julian Sammy do Instituto Internacional de Análise de Negócios  (IIBA™): o Modelo de Conceitos Centrais da Análise de Negócios (BACCM™), algo que redefinirá a própria definição de Análise de Negócios no Guia BABOK 3.0.  (mais informações em The Business of Business Analysis, by Julian Sammy).

 

Alec nunca havia ouvido sobre o BACCM™, mas disse que poderia falar sobre isso comigo no intervalo. Quando chegou a hora eu fui até ele, mas ele estava conversando com ninguém menos que John Zachman, o criador do mais famoso Framework de Arquitetura Corporativa (mais informações em www.zachman.com/). Aproveitei a oportunidade e pedi ao John que também relacionasse seu Framework com o BACCM™. Mr. Zachman disse-me que ele também não conhecia o modelo. Desta forma se tornou meu dever apresentar o que eu havia recém aprendido sobre o modelo do IIBA™ aos especialistas, para que eles pudessem responder às minhas perguntas. Peguei o modelo a partir do material que recebi no dia anterior e expliquei-lhes os conceitos que o IIBA™ está propondo como abordagem central para definir Análise de Negócios.

Fabrício Laguna com John Zachman e Alec SharpDe primeira, Alec viu o BACCM™ e supoz que a técnica de Modelagem de Conceitos que ele estava apresentando seria usada exclusivamente para modelar soluções (o conceito do modelo: solução). Me arrisquei e sugeriu algo diferente: a técnica de Modelagem de Conceitos pode ser vista a partir de todas as perspectivas dos seis conceitos fundamentais. Podemos usar uma técnica de Modelagem de Conceitos para entender o contexto de uma organização. Com base nisso, podemos identificar suas necessidades e propor algumas mudanças que vão criar um novo Modelo de Conceitos da solução. Pode ser necessário priorizar a mudança e, para isso, será necessário avaliar o valor de cada uma das entidades do modelo conceitual para cada stakeholder. Ele gostou e aprovou o meu ponto de vista.

 

Depois eu tive uma resposta de John Zachman. Em seu ponto de vista, todos os modelos, incluindo o BACCM™, são apenas compostos formados pelos elementos (células) do seu Framework de Arquitetura Corporativa (a Ontologia) e devem ser entendidos e explicados com base nos termos e na estrutura desse Framework. Como a Tabela Periódica oferece uma linguagem comum para entender a Química, o Framework de Zachman pode fornecer a linguagem comum para compreender todos os modelos de negócios existentes.

Sendo assim, eu teria que encontrar por mim mesmo uma resposta para relacionar cada conceito central do BACCM™ com o Framework de Zachman™. Fui dormir e acordei no meio da noite com essa idéia:

  • Necessidade: representa a segunda linha do Framework de Zachman™. A visão do dono sobre a Organização. Ou seja, onde os requisitos são definidos.
  • Solução: representa a terceira linha do Framework de Zachman™. A visão do designer, onde os modelos de sistema são definidos.
  • Partes Interessadas: A coluna de Atribuições de Responsabilidades. Responda as perguntas sobre o “Quem”.
  • Valor: A coluna de Intenções / Motivação. Responda as perguntas sobre o “Por quê”.
  • Mudança: Esta deve ser a terceira perspectiva do Framework de Zachman™. A que considera as diferentes versões da arquitetura corporativa. Como visões “AS-IS” e “TO-BE”.
  • Contexto: Tive alguma dificuldade para encontrar uma resposta para isso. Mas eu encontrei algumas linhas realmente finas no Framework de Zachman™ que conectam elementos entre diversas células da matriz. Estas linhas representam as relações entre os elementos. Eu acredito que contexto possa ser isso. Ou talvez, o contexto é a Arquitetura Corporativa como um todo.

Eu não estou certo de que minhas conclusões estão corretas, ou mesmo se uma única resposta correta existe para minhas perguntas, mas eu estava realmente feliz por ser capaz de falar com os especialistas e por pensar em todos esses conceitos apresentados no Fórum BBC 2012.

Meus sinceros agradecimentos ao comitê organizador e a todas as pessoas que trabalharam para o sucesso deste evento.


CLIENTES
ACESSE A GIGANTE NAS REDES SOCIAS
11 9 9659 8948
11 9 9659 8550
GIGANTE CONSULTORIA 2014. Todos os direitos reservados.
GONC - Criação e Design de Sites Netwish - Desenvolvimento de Sites