Procrastinadores, chegou a sua vez! - Artigo - Gigante Consultoria

ARTIGOS

NOTÍCIAS DA GIGANTE

Procrastinadores, chegou a sua vez!

domingo, 1 de novembro de 2015

Fabrício Laguna

Palavras-Chave: Procrastinar;Planejamento de atividades

O que é Procrastinar?

O termo parece um palavrão. Ou então o nome de algum pecado gravíssimo que quando era descoberto na Idade Média direcionava seus praticantes diretamente à fogueira sem chance de defesa.

O significado de procrastinar é deixar para depois, adiar, delongar, postergar, protrair. “Não fazer agora o que ainda tem tempo.” Enrolar enquanto der para enrolar.

De fato, normalmente não é considerada uma boa prática e costuma trazer transtornos aos seus praticantes e a qualquer um que conte com eles. Estudantes que o digam! A procrastinação de estudos e deveres faz com que muitas noites sejam “viradas” à véspera de provas regadas a café e coca-cola. E o resultado do esforço quase sempre beira a mediocridade. “Se tivesse começado antes...”.

Por que procrastinar é ruim?

A vontade de procrastinar uma tarefa é proporcional a sua complexidade. Quanto mais difícil e sofrida, menos temos coragem de encará-la logo, arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Provavelmente por isso, tarefas de planejamento geralmente estejam entre as TOP 10 no ranking da procrastinação. Deixa-se o planejamento para a última hora, até que não exista mais tempo para planejar e então... parte-se para o improviso.

Esta situação é tão comum na nossa cultura que até já está incorporada em muitas organizações como o “modus operandi” natural, sem concorrência para outros modelos. E os resultados mediocres são a regra e não a exceção.

Quem não procrastina, executa uma tarefa tão logo lhe é atribuída e fica com disponibilidade de tempo após a tarefa. Esta prática trás pelo menos 2 grandes benefícios: 1. evita riscos e imprevistos de última hora, dando tempo para corrigir algum problema que venha a surgir no caminho; 2. permite dedicar-se a outros assuntos de maneira plena e livre, sem o peso da culpa ou a preocupação de ter um assunto pendente ainda por fazer.

Por que procrastinar pode ser bom?

Há situações, contudo, onde a execução antecipada de uma atividade pode gerar desperdício e retrabalho e, por isso deve ser evitada. Em momentos de incerteza, com cenário indefinido e muita possibilidade de mudança, a procrastinação pode ser a melhor arma para evitar o retrabalho e o desperdício.

Veja que não se trata de não planejar, mas justamente de planejar minuciosamente o esforço adequado, no tempo adequado. Tudo a seu tempo. “Não faça agora o que você ainda não sabe se precisa de fato ser feito!”

Imagine que você esteja pensando em fazer uma festa para seus amigos. Você terá que comprar comida, decorar a casa, contratar uma banda. Não é recomendável fazer nada disso antes de verificar se todos poderão vir. Antecipar atividades onde existe incerteza pode gerar desperdício e retrabalho.

É a partir dessa premissa que muitos métodos ágeis de desenvolvimento de software têm se baseado ao definir o nível de detalhe necessário das especificações. Não faz sentido passar meses criando centenas de documentos detalhados para descrever como um sistema deve se comportar se não sabemos qual será a reação do usuário. Em vez disso, especificamos apenas o estritamente necessário para a execução do trabalho de um ciclo e procrastinamos o restante para depois que as dúvidas forem sanadas.

Não se trata de falta de responsabilidade ou compromisso, mas de utilizar o tempo e os recursos da melhor maneira possível.

É bom termos consciência disso e sabermos em qual terreno estamos pisando antes de escolher os sapatos para a caminhada. Procure eliminar as incertezas antes de gastar demais.

A hora e a vez dos procrastinadores

Eu entendo você que esperou até a última hora para se inscrever no BABrazil 2015. Muitas coisas poderiam dar errado e isso poderia atrapalhar sua participação. Por isso você esperou. Um compromisso importante poderia aparecer, o dinheiro poderia fazer falta, seu filho poderia ficar doente... Muitas incertezas para assumir um compromisso com tanta antecedência, não é mesmo?

Pois bem, a hora chegou e não dá mais para procrastinar. Mesmo atolado de compromissos, com a grana curta e o nariz do filhote que não pára de escorrer de manhã, ir ao BABrazil vale muito a pena!

Faça sua inscrição para o maior evento de Análise de Negócios da América Latina e venha repensar a sua forma de entender problemas e desenhar as soluções de maior valor agregado.

O BABrazil 2015 acontece entre os dias 10 e 13 de novembro de 2015.

Inscrições ou informações em babrazil.com

 


CLIENTES
ACESSE A GIGANTE NAS REDES SOCIAS
11 9 9659 8948
11 9 9659 8550
GIGANTE CONSULTORIA 2014. Todos os direitos reservados.
GONC - Criação e Design de Sites Netwish - Desenvolvimento de Sites