Agilidade de Negócio – Como Podemos alcançar? Trabalho em equipe ou Arquitetura? - Artigo - Gigante Consultoria

ARTIGOS

NOTÍCIAS DA GIGANTE

Agilidade de Negócio – Como Podemos alcançar? Trabalho em equipe ou Arquitetura?

terça-feira, 29 de maio de 2018

Fabrício Laguna

Palavras-Chave: agilidade de negócios; Modelagem de conceitos; regras de negócios

Agilidade de Negócio

Tenho estudado sobre Agilidade de Negócio e vejo que há um entendimento comum na comunidade sobre o que é, mas existem diferentes abordagens sobre como uma organização deve se estruturar para obtê-la.

De um lado, aponto a Agile Alliance, a organização líder na promoção de princípios e valores ágeis para o desenvolvimento de software, originada dos autores do Manifesto Ágil para o Desenvolvimento de Software em 2001.

Do outro lado, O Manifesto da Agilidade de Negócio publicado no final de 2017 por três gurus de Arquitetura Corporativa, Gerenciamento de Processos de Negócio e Análise/Regras de Negócios, respectivamente: John Zachman, Roger Burlton e Ron Ross.

A Agile Alliance define Agilidade de Negócio como:

“a capacidade de uma organização detectar mudanças interna ou externamente e responder adequadamente para agregar valor a seus clientes”.

Os autores do Manifesto da Agilidade de Negócios definem Agilidade de Negócio como:

 “uma propriedade emergente de um negócio”;

 “A capacidade de antecipar e responder de forma eficaz e rápida às mudanças no ecossistema de negócios”;

“A capacidade de alterar dinamicamente as características do negócio em resposta a demandas externas do mercado e / ou de autoridades reguladoras”.

Até aqui estes parecem ser pontos de vista muito próximos, mas à medida que me aprofundo nos valores e princípios que cada lado define a partir dessas definições, encontro caminhos bem distintos.

A Agile Alliance acredita que a Agilidade de Negócio pode ser alcançada no ambiente operacional das empresas simplesmente seguindo a mesma mentalidade usada para o desenvolvimento de software ágil: “Valorizar os indivíduos e suas interações, colaboração, direcionamento para resultados e aprendizado constante”.

O Manifesto da Agilidade de Negócio não considera que essa mentalidade seja suficiente. Sustenta que Conhecimento de Negócio estruturado, gerenciado e reutilizável é a chave para construir um negócio adaptável e ágil. Não que a interação entra as pessoas não tenha importância, mas se o conhecimento de sua empresa for mantido apenas na mente das pessoas e não em uma Base de Conhecimento de Negócio configurável, sua operação não estará pronta para alterações e você terá que reconstruí-la sempre.

Enquanto a Agile Alliance não prescreve nenhum conjunto de práticas para organizações que buscam agilidade nos negócios, o Manifesto da Agilidade de Negócio apresenta 10 princípios e enfatiza pelo menos quatro práticas para as quais eu gostaria de chamar sua atenção:

  1. Modelos de Conceitos para criar uma compreensão compartilhada do negócio;
  2. Regras de Negócios para definir, direcionar e restringir a operação;
  3. Cadeia de Valor para fornecer a perspectiva necessária do foco no cliente;
  4. Base de Conhecimento de Negócio para definir explicitamente, reter e gerenciar o conhecimento do negócio (incluindo os 3 tópicos acima).

Aprecio muito o valor do trabalho em equipe, da colaboração e do aprendizado proporcionando por pequenos incrementos de valor em projetos, mas também não acredito que esses princípios sejam suficientes para obter agilidade de negócio no ambiente operacional do dia a dia. O negócio deve ser construído sobre uma arquitetura pronta para a mudança. Não se trata de “alterar requisitos rapidamente” em projetos, mas de “lidar com mudanças rápidas” como um requisito para as soluções que serão desenvolvidas por esses projetos.

Qual a sua opinião sobre isso? Você vê diferente? Como o seu negócio está preparado para se adaptar? Compartilhe sua opinião.

 


Ao tentar entender melhor os princípios do Manifesto e discutir seu real significado, criei uma série de vídeos disponíveis no YouTube com um atalho rápido pelo site da Gigante Consultoria.

Agilidade de Negócio - videos

Nos dias 18 e 25 de junho irei ministrar um treinamento presencial em São Paulo sobre as práticas 1 e 2 listadas acima.

Técnicas para Agilidade de Negócios

 

 


CLIENTES
ACESSE A GIGANTE NAS REDES SOCIAS
11 9 9659 8948
11 9 9659 8550
GIGANTE CONSULTORIA 2014. Todos os direitos reservados.
GONC - Criação e Design de Sites Netwish - Desenvolvimento de Sites