BABOK 2.0 – Uma evolução para a área de Análise de Negócios - Artigo - Gigante Consultoria

ARTIGOS

NOTÍCIAS DA GIGANTE

BABOK 2.0 – Uma evolução para a área de Análise de Negócios

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fabrício Laguna

Palavras-Chave: Guia BABOK 2.0, IIBA

Analistas de Negócio têm muito a comemorar com a nova versão do BABOK[1], lançada em 31 de março de 2009 pelo IIBA[2].

Para quem ainda não conhece, o BABOK é o corpo de conhecimento editado pelo Instituto Internacional de Análise de Negócios, com o objetivo de consolidar os principais conceitos e técnicas utilizados pela maioria dos profissionais que atuam nesta área. Foi criado e é mantido por profissionais que atuam como analistas de negócio e contempla o resultado de diversas pesquisas realizadas pelo Instituto que hoje já conta com mais de 10.000 membros.

O lançamento em 2006 da primeira versão do guia representou um grande avanço para esta área que há tempos vem sofrendo de crise de identidade. Espremida entre Análise de Sistemas, Gerenciamento de Projetos, Engenharia de Software, Qualidade e outras, a Análise de Negócios pôde, pela primeira vez, afirma-se como o elo entre os diversos envolvidos, com tarefas e técnicas específicas. O BABOK formou um vocabulário comum e orientou a formação de profissionais, servindo como base para o exame de certificação CBAP[3], aos mesmos moldes dos já consagrados PMBOK[4] e PMP[5].

Mas a primeira versão era incompleta e não agradou a todos. Alguns pontos abordados pelo guia ainda estavam um pouco confusos, havia repetições de alguns assuntos e outros estavam assumidamente incompletos, prometidos no próprio texto do guia para as próximas versões.

A nova versão 2.0 está mais simples de usar e mais fácil de entender. Todas as tarefas seguem uma estrutura rígida e bastante clara com entradas, saídas e técnicas muito bem definidas. As redundâncias foram corrigidas e os assuntos condensados de 76 tarefas para apenas 32, mais genéricas e aplicáveis a qualquer organização ou metodologia. Embora a especificação de requisitos de sistemas de TI ocupe um bom espaço do BABOK, as competências do analista de negócios estão mais claramente direcionadas para o encontro da solução de forma mais ampla, seja por meio de TI ou não. Podem ser facilmente mapeadas a diversas Metodologias e Frameworks, incluindo Desenvolvimento Ágil, CMMi, BPM e outras.

Quem trabalha com planejamento estratégico, solução de problemas, atendimento de expectativas, gestão de escopo e requisitos vai poder aproveitar o BABOK 2.0 como sendo um guia de referência para estruturar suas tarefas diárias e orientar o desenvolvimento das competências essenciais para o desempenho de suas funções.

A quem interessa o BABOK: Analistas de Negócios, Analistas de Processos, Consultores, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes de Projetos, Analistas de Qualidade, Desenvolvedores de Sistemas.

 

[1] BABOK: Business Analysis Body of Knowledge

[2] IIBA: International Institute of Business Analysis

[3] CBAP: Certified Business Analysis Professional

[4] PMBOK: Project Management Body of Knowledge

[5] PMP: Project Management Professional


CLIENTES
ACESSE A GIGANTE NAS REDES SOCIAS
11 9 9659 8948
11 9 9659 8550
GIGANTE CONSULTORIA 2014. Todos os direitos reservados.
GONC - Criação e Design de Sites Netwish - Desenvolvimento de Sites