Afinal, o que é Análise de Negócios? - Artigo - Gigante Consultoria

ARTIGOS

NOTÍCIAS DA GIGANTE

Afinal, o que é Análise de Negócios?

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fabrício Laguna

Palavras-Chave: Analise de Negócios, IIBA

[Este artigo foi originalmente publicado em maio de 2008 na Edição 1 do Fique Experto - O jornal da Expertise]

Diz a lenda que colocaram várias pessoas em uma sala escura para descobrir o que é que havia lá dentro. No centro da sala, sem que ninguém soubesse, estava de pé um elefante.

O primeiro deu de cara com a pata do elefante e, após tatear um pouco, teve certeza de estar diante do tronco de uma árvore. Enquanto isso, um deles apalpou o rabo com pelinhos na ponta e pensou ser um cipó. Outro, ao sentir a ponta das presas de marfim, acreditou estar diante de uma lança. O último, ao esbarrar na tromba em movimento, alardeou a todos o perigo de estarem na presença de uma imensa cobra.

Assim como o elefante da lenda, a Análise de Negócio vem sendo desvendada, aos poucos, por várias empresas. Alguns consideram que o analista de negócios é um especialista que conhece a fundo as minúcias da área de negócio estudada, para poder detalhar suas necessidades. Outros o vêem como uma espécie de consultor financeiro, responsável por calcular os custos e o retorno esperado dos possíveis investimentos, auxiliando na tomada de decisão, com uma análise de custo-benefício dos projetos propostos. Há ainda quem defi na o analista de negócios como sendo um experiente analista de sistemas que, após tantos projetos com uma área de negócio, conhece dos dois mundos o bastante para servir de intermediário entre suas negociações.

 

Nenhuma dessas definições pode ser considerada errada, apenas incompleta. A fim de esclarecer e obter um consenso sobre essa importante e crescente função, o IIBA (International Institute of Business Analysis) acendeu uma luz dentro da sala para que todos possam ver o elefante em sua totalidade. Baseando-se na mesma estrutura que o PMI (Project Management Institute) utilizou para consolidar a área de gerenciamento de projetos, o IIBA agrupou, em um corpo de conhecimentos (uma espécie de guia), a soma das atividades, habilidades e técnicas globalmente aceitas, como sendo de uso dos profissionais de Análise de Negócios.

 

O BABOK (Business Analysis Body Of Knowledgement) proporciona a definição de um vocabulário comum e uma referência básica para todos os praticantes dessa atividade. A partir dele, é possível definir o que se espera de um analista de negócios especificamente e, até mesmo, preparar uma formação direcionada para essa função que envolve disciplinas de diversas outras áreas, como Análise de Sistemas, Administração de Negócios, Finanças, Análise e Redesenho de Processos, Gestão de Projetos e Garantia da Qualidade.

 

Segundo o BABOK, o papel do analista de negócios é:
  • trabalhar como uma ligação entre os diversos stakeholders (interessados) para levantar, analisar, comunicar e validar os requisitos para mudança de processos, políticas e sistemas da informação;
  • entender os problemas e as oportunidades do negócio, e recomendar soluções que possibilitem à organização atingir suas metas.
Estas soluções podem envolver a melhoria de processos, mudanças organizacionais e, frequentemente, envolvem o desenvolvimento de componentes de sistemas de informação. Por isso, a Análise de Negócios é frequentemente ligada a TI. O conhecimento e as atividades de Análise de Negócios, na versão BABoK 1.6, foram distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento:
  • Análise Corporativa
  • Planejamento e Gestão de Requisitos
  • Levantamento de Requisitos
  • Análise e Documentação de Requisitos
  • Avaliação e Validação da Solução
  • Comunicação de Requisitos

A comprovação, através de exame do conhecimento destas áreas de negócio definidas pelo BABoK, serve de base para o processo de certificação de profissionais, conduzido pelo IIBA. Quem puder comprovar experiência na área e passar no exame, poderá ser reconhecido como um CBAP (Certified Business Analysis Professional), credencial que tem sido aceita como qualificação para a contratação de profissionais dentro da comunidade de Análise de Negócios em vários países do mundo.

 

O guia BABoK irá evoluir com o lançamento de novas versões contendo a colaboração de profissionais em Análise de Negócios de todo o mundo, recomendando as práticas de uso em suas organizações e esclarecendo, cada vez mais, os conceitos dessa área. É dessa forma que o IIBA pretende iluminar cada vez mais esse elefante. Com essa visão ampla e de comum acordo sobre a Análise de Negócios, poderemos nos organizar e nos capacitar de forma adequada para superar seus desafios.

CLIENTES
ACESSE A GIGANTE NAS REDES SOCIAS
11 9 9659 8948
11 9 9659 8550
GIGANTE CONSULTORIA 2014. Todos os direitos reservados.
GONC - Criação e Design de Sites Netwish - Desenvolvimento de Sites