Diferentes papéis no desenvolvimento de sistemas

[4 minutos] Entenda a diferença entre Gerenciamento de Projetos (PMBOK), Análise de Sistemas (SWEBOK) e Análise de Negócios (BABOK).

Ao se deparar com um novo projeto, cada profissional inicia uma linha de raciocínio sobre o que deve ser feito. Este raciocínio é baseado em sua forma de ver o mundo e geralmente ligado a sua formação.

Veja no pequeno trecho de aula acima, ministrada por Fabrício Laguna, as principais diferenças entre Análise de Negócios, Análise de Sistemas e Gerenciamento de Projetos, disciplinas estabelecidas nos guias BABOK, SWEBOK e PMBOK respectivamente.

Uma série de especialidades estão a disposição das organizações que desenvolvem sistemas de TI (tecnologia da informação). Muitos profissionais contudo, possuem dúvidas sobre os limites de atuação e as fronteiras entre elas. 

Neste vídeo o professor Fabrício Laguna apresenta de maneira lúdica a diferença entre o Gerenciamento de Projetos (definido no guia PMBOK), a Análise de Sistemas (definida no guia de Engenharia de Software SWEBOK) e a Análise de Negócios (definida no guia BABOK).