Ter um mindset sem habilidades é só frustração

Um pouco mais sobre o conceito de mindset com um exemplo musical para explicar como uma mentalidade pode ser desenvolvida e aplicada em diferentes níveis de especialização.

Acordei inspirado esta manhã e decidi que iria compor uma música. Eu amo música (quem não gosta?) e acredito que a música pode tocar a emoção das pessoas de uma forma que outras formas de comunicação não conseguem chegar nem de perto. Então, eu tinha uma boa motivação, uma atitude positiva e vontade. Mas é claro que só isso não foi suficiente. Não posso compor porque não tenho as habilidades necessárias.

Se você viu alguns dos meus últimos trabalhos (vídeos e artigos como o The Brazilian BA) deve saber que estou constantemente defendendo que devemos pensar na Análise de Negócios não como um papel, mas como um Mindset. Não apenas para Analistas de Negócios profissionais, mas disponível para qualquer profissional que busque melhores resultados de negócios. Se minha mensagem fez você pensar que essa mentalidade pode ser desenvolvida independentemente das habilidades, sinto muito, mas você entendeu errado, não pode.

Uma mentalidade musical, por exemplo, é desenvolvida exclusivamente por muito (MUITO!) estudo e prática. Não existe um atalho. Nenhuma pílula mágica pode implantar isso em sua mente. Um workshop de fim de semana com seu artista preferido não será suficiente. Só vem depois de muito esforço.

Um maestro consegue ouvir uma orquestra inteira e identificar cada um dos instrumentos que estão sendo tocados e apontar aquele que está desafinado. Um músico de jazz pode improvisar acordes e criar uma bela música sem nenhuma partitura. No final de sua vida, Beethoven era surdo, mas ainda podia compor e escrever sinfonias inteiras apenas ouvindo os instrumentos em sua mente, usando sua imaginação. Uau! Isso é o que eu chamo de um baita mindset musical. Infelizmente, esse não é o meu caso e eu simplesmente não consigo compor nenhuma música.

Antes de voltar ao mindset de AN, deixe-me trazer à luz um conceito importante: uma mentalidade não é binária. Não é algo que você TEM ou NÃO TEM. Deve ser entendido como em uma escala. Tomando a mim mesmo como exemplo, tenho uma mentalidade musical e provavelmente sou mais habilidoso na música do que a maioria das pessoas. Eu posso tocar violão lendo acordes e até cantar não tão mal. Bem o suficiente para me divertir em uma pequena festa com amigos ou entreter os participantes de uma conferência com algum exemplo musical em uma apresentação, mas muito longe de ser um músico profissional. Há um oceano entre mim e o Beethoven, mas estamos falando da mesma mentalidade. Apenas em escalas diferentes.

Uma mentalidade é uma maneira particular de pensar compartilhada por um grupo de pessoas que influencia suas atitudes e opiniões. É um conceito mais abstrato do que apenas conhecimento ou experiência. Ela orienta a maneira como esse grupo percebe e responde ao contexto ao seu redor.

Assim como eu posso trabalhar para melhorar meu mindset musical, você também pode desenvolver seu mindset de análise de negócios. O caminho não é muito diferente: estudo e prática. Por isso as técnicas são tão importantes. É através do estudo e prática das técnicas de AN que seu mindset de AN será desenvolvido. Quanto mais técnicas de AN você dominar, mais forte será seu mindset de AN.

Um bom músico sente seu instrumento como parte de seu corpo. Um guitarrista não pensa nas cordas que deve puxar uma a uma. Ele apenas toca sem pensar que elas estão lá. Automaticamente, assim como andamos e falamos. Isso é diferente para um iniciante, que deve fazer cada movimento com muita consciência e atenção.

Aprender uma técnica de AN funciona da mesma maneira. Quando você é iniciante, você deve seguir o roteiro e estar consciente de cada movimento, ler duas vezes as instruções, preencher os modelos e buscar algum tipo de orientação para entender o que você pode melhorar ou corrigir. Depois de muita prática, isso se tornará parte do seu mindset. Modelos e instruções passam a ser tão parte de você que você nem pensa mais neles. Você apenas toca automaticamente.

Esta é uma lista das 50 técnicas que podem ser encontradas no Guia BABOK v3. Existem muitas outras que você pode encontrar por aí para desenvolver o Mindset de AN. (Novas estão sempre aparecendo.)

Com um mindset de AN bem desenvolvido, você pode trabalhar como um Analista de Negócios profissional. Ou então, você pode simplesmente usar seu mindset de AN como um diferencial na sua carreira, assim como eu uso o mindset musical na minha.

Aconselho fortemente qualquer profissional a desenvolver o mindset de AN. De fato, a Análise de Negócios deveria ser incluída como disciplina no currículo de muitos profissionais como Engenheiros, Arquitetos, Administradores, Advogados, Médicos e Enfermeiros.

Alguns Analistas de Negócios profissionais escolhem uma única técnica, a que mais gostam (ou um pequeno grupo delas), e se tornam especialistas. Não vejo problema algum com a especialização. É uma opção semelhante à de um baterista profissional que não sabe tocar piano. Claro que será bom que ele tenha um conhecimento geral sobre a escala musical.

Outros profissionais de AN podem optar por se desenvolver mais como maestros, que devem conhecer todos os instrumentos e ter um profundo conhecimento da teoria musical. Eles não precisam ser especialistas em nenhuma técnica específica e sempre podem contar com outros profissionais quando necessário, mas eles entendem o todo usando seu mindset bem desenvolvido.

Resumindo os principais tópicos abordados aqui

  • Não há mindset de AN sem habilidades de AN.
  • Todo profissional deve desenvolver o mindset de AN.
  • Para desenvolver um mindset de AN, é preciso aprender e praticar técnicas de AN.
  • Os ANs profissionais serão cada vez mais valorizados e diversificados à medida que o mindset de AN se tornar mais popular.

Publicado originalmente em inglês no LinkedIn Pulse.