Mindset em um lema

Uma maneira que encontrei de resumir todo um modo de pensar em um lema que seja fácil de compartilhar e divertido.

Recentemente, em um bate-papo muito legal no BA Brew Podcast apresentado por Debra Paul da Assist KD, eu disse o quanto aprecio a força de um bom “lema” para resumir uma ideia e envolver as pessoas nela. Um bom lema (ou motto em inglês) pode, na minha humilde opinião, ser uma ótima maneira de sintetizar todo um mindset (ou uma mentalidade) em uma frase curta. Um bom slogan para vender a ideia.
Depois que dei alguns exemplos dos lemas que uso para Análise de Negócios, Ágil e Gerenciamento de Projetos, Christina Lovelock disse:

BA Brew Episode 28: The BA Mindset 
(com Debra Paul, Fabricio Laguna, and Christina Lovelock) assista no Youtube

Bem, com base nesse incentivo, decidi explorar um pouco mais essa ideia em uma lista de lemas para diferentes mindsets compartilhados aqui neste artigo:

  • Ágil
  • Gerenciamento de projetos
  • Arquitetura Empresarial
  • Engenharia de Requisitos
  • Garantia da Qualidade
  • Qualidade total
  • Análise de negócio

O propósito de definir as disciplinas como um mindset é evitar o que chamo de “Armadilha da Prisão do Papel”. Quando discutimos essas ideias a partir da perspectiva de papéis profissionais, criamos limites e restringimos seu uso para pessoas especializadas em metodologias específicas. À medida que as metodologias e práticas mudam, a disciplina perde força e geralmente é recriada do zero com outro nome posteriormente.

Como mindsets, elas podem ser combinadas e usadas livremente por qualquer pessoa. Um mindset é um conceito mais abstrato do que práticas ou técnicas específicas e resume grandes ideias. Mindsets podem transcender.

Mas como definir um mindset? É uma abstração. Difícil de compartilhar e interagir.

É aí que acredito que um lema pode ser uma ferramenta útil. Apesar de uma pequena frase não ser suficiente para abranger toda a ideia de uma disciplina, a simplicidade de um lema facilita o compartilhamento e a absorção da sua essência.

Como você verá a seguir, comecei a definir algumas pequenas frases que poderiam expressar a missão central das disciplinas que pratiquei em minha carreira. Mostrei para algumas pessoas e eles me disseram que estava bom e conciso. Bom o suficiente para ser impresso em uma camiseta ou em uma caneca. Mas ainda faltava algo: “humor”. Então tentei subverter um pouco a ideia e adicionei um emoji engraçado a eles. (Alerta: não é chocolate!) Espero que não ofenda ninguém. A versão original e mais polida de cada lema também está disponível logo abaixo de cada imagem para ser usada em situações mais formais.

Os Lemas de Mindset 💩 do Brazilian BA

Uma versão polida para o Mindset Ágil é: “ABRACE A MUDANÇA COMO UMA OPORTUNIDADE”.

Uma versão polida para o Mindset de GP é: “PLANEGE O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER E FAÇA”.

Uma versão polida para o Mindset de Arquitetura Corporativa é: “CONECTE OS PONTOS”.

Uma versão polida para o Mindset da Engenharia de Requisitos é: “ENTENDA AS NECESSIDADES ANTES DE IMPLEMENTAR UMA SOLUÇÃO”.

Uma versão polida para o Mindset da Garantia da Qualidade é: “NÃO IRRITE SEU CLIENTE”.

Uma versão educada para o Mindset da Qualidade Total é: “NÃO IRRITE NINGUÉM. PELO MENOS NÃO DUAS VEZES.”

Uma versão polida para o Mindset de AN é: “PENSE BEM ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO”

Confesso que não estou totalmente convencido dos meus lemas. Eles ainda são um trabalho em curso. Conversando com Delvin Fletcher e Barbara Carkenord obtive diferentes lemas para o Mindset de Análise de Negócios:

O Mindset de AN: “COMPROMETA TODO TRABALHO A RESULTADOS”.
assista The Brazilian BA Guest Delvin Fletcher no YouTube

O Mindset de AN: “CONECTE A ESTRATÉGIA À EXECUÇÃO”
assista The Brazilian BA Guest Barbara Carkenord no YouTube

Essas ideias me fizeram pensar em uma possível alternativa para um Lema 💩 para o Mindset de AN:

E você?

Você vestiria uma camisa ou beberia um café em uma xícara com algum desses lemas?

Você tem uma declaração melhor para sintetizar esses ou qualquer outro mindset?

Dê uma olhada nas sugestões que recebi no artigo original publicado no LinkedIn (em inglês). Escreva um comentário por lá ou adicione a sua sugestão. Estou ansioso para ver grandes ideias. Os lemas sugeridos tem sido publicados e compartilhados com crédito aos autores.