Workshop de Business Case Expresso

Um método simples e eficaz para a promoção de mudanças com base na definição de OUTCOMEs.

TREINAMENTO IN-COMPANY

Quem dera fosse possível fazer tudo o que se quer! O volume de iniciativas de uma organização sempre supera os recursos disponíveis. Sejam recursos financeiros, de infraestrutura, de mão de obra ou mesmo de atenção das lideranças. Não dá para fazer tudo e por isso é necessário priorizar. Essa priorização deve ser realizada a partir de um entendimento de cada iniciativa que permita avaliar o seu valor para o negócio.

Um Business Case é “uma justificativa para um curso de ação com base nos benefícios a serem obtidos usando a solução proposta.” (Guia BABOK)

Muitas organizações se perdem na hora de elaborar um Business Cases gastando demasiado tempo e esforço no detalhamento das entregas (OUTPUTS) para estimar custos de uma solução pré-estabelecida. Neste modelo o design da solução precisa acontecer de forma antecipada e muitas vezes esse esforço é desperdiçado, caso a iniciativa não seja aprovada. Quando aprovada, a equipe responsável pela entrega se vê comprometida com um escopo fechado, reduzindo a agilidade para entregar soluções que poderiam trazer melhores resultados.

Este workshop apresenta um método de análise utilizando técnicas simples porém eficazes para a elaboração colaborativa de um Business Case em uma única reunião de trabalho com os stakeholders chave. O foco da análise é direcionado para os resultados esperados (OUTCOMES), estabelecendo métricas claras de sucesso com visão de negócio que orientarão as equipes de entrega, deixando-as livres para otimizar suas entregas com agilidade.

Templates do Business Case Expresso

OBJETIVOS DESTE TREINAMENTO

  • Representar requisitos na forma de OUTCOMEs em vez de OUTPUTs;
  • Conduzir a colaboração com técnicas que permitem compreender e representar a situação atual e a situação desejada;
  • Criar um Business Case simples que seja capaz de “vender” uma iniciativa para a equipe executiva responsável pela priorização do portfólio corporativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O poder da comunicação visual
  • Projetos e requisitos
  • Diferentes níveis de requisitos: OUTCOMES vs OUTPUTS
  • O papel de um Business Case na priorização do portfólio de iniciativas
    • Definição
    • Desvio de propósito
  • 3 passos para definir uma iniciativa
    • Declaração do Problema
    • Medidas de Sucesso
    • Justificativa do Projeto
  • Templates para ambientes ágeis
  • Estudos de casos práticos

CARGA HORÁRIA

8 horas

ABORDAGEM

O curso é mão na massa.

Inicialmente o professor irá conduzir as primeiras atividades para que os alunos possam entender a dinâmica das técnicas utilizadas, e em seguida, o grupo será segmentado em subgrupos de trabalho para analisar diferentes iniciativas e elaborarem seus próprios Business Cases expressos de forma iterativa e incremental seguindo o método proposto. Em seguida os trabalhos serão corrigidos e incrementados com o feedback do instrutor e demais integrantes.

O uso de cases reais da organização é estimulado para que o workshop não sirva apenas como um treinamento acadêmico, mas que já seja uma aplicação prática e realística das técnicas propostas. O aluno deve sair do curso apto a colocar em prática o que aprendeu com base nas experiências vividas em sala de aula.

PÚBLICO ALVO

Este curso é indicado para qualquer profissional que trabalhe na análise de iniciativas e defesa de investimentos em uma organização. Os papéis mais comuns que atuam neste tipo de trabalho são: analistas de negócios, gerentes de projetos, gerentes de produto, product owners, consultores, gerentes de relacionamento e especialistas que fazem venda consultiva.