A bússola estratégica dos negócios

[50 minutos] Palestra ministrada em Montevideo / Uruguai, em Julho de 2015

No clássico “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carol, ao ser questionado por Alice  sobre qual caminho ela deveria seguir, o Gato lhe responde que isso depende de onde ela deseja chegar. Se o destino desejado é desconhecido, pouco importa o caminho.

Embora possa parecer surpreendente, organizações de todos os tamanhos rumam diariamente sem destino certo e investem milhões em iniciativas com pouco, ou nenhum, alinhamento com suas metas estratégicas. Alice não está sozinha nesta jornada.

Para que possa escolher quais caminhos ou iniciativas deve trilhar, falta a Alice ferramentas, técnicas e processos que possam ajudá-la a entender onde está, quais são suas necessidades e seus objetivos e, a partir daí, determinar  aonde quer chegar.

Nesta palestra ministrada em Julho de 2015 no evento Genexus PM Day em Montevideo, Fabrício Laguna apresenta um conjunto de práticas que podem ser utilizadas em sessões de trabalho colaborativo entre executivos de organizações para modelar sua Arquitetura de Negócios atual (AS-IS) e desejada (TO-BE)  para direcionar as iniciativas que irão trazer os melhores resultados.