O manual de usuário pessoal

Não seria ótimo se cada pessoa com que você terá que interagir em um projeto viesse com um manual de instruções?

Lidar com pessoas é um dos maiores desafios para o sucesso de qualquer iniciativa. Cada ser humano é único. Uma abordagem que foi muito bem sucedida com uma pessoa pode ser um total desastre com outra. Precisamos reconhecer as diferenças e sempre adequar nosso modo de interagir com sensibilidade e inteligência.

Muitos problemas podem ser evitados se soubermos um pouco mais sobre a pessoa com quem vamos trabalhar e adequarmos a nossa abordagem para evitar conflitos e otimizar resultados.

Você seria capaz de produzir um manual para apoiar as pessoas que tem que lidar com você?

Este é o desafio que proponho neste artigo. Utilizando o template abaixo com apenas 6 tópicos, procure fazer o seu manual de usuário pessoal. Pense nisso como uma sessão de terapia que você fará consigo mesmo. Depois de pronto, mostre a algumas pessoas que te conhecem bem. Valide seu manual com usuários já experts em você. Promova as correções que julgar necessárias no manual e aproveite para aprender um pouco mais sobre si mesmo e como você é visto pelos outros.

Logo após o template, você encontrará o meu manual de usuário pessoal. Ler as minhas respostas vai te ensinar a trabalhar melhor comigo e pode inspirar-lhe a escrever o seu.

Template

Utilize as questões abaixo como guias para descrever-se em cada um dos 6 tópicos.

1. Meu Estilo
  • O que eu gosto de fazer?
  • Quais características me diferenciam das demais pessoas?
  • Como eu penso e como funciono?
2. Valorizo
  • Que tipo de comportamento admiro?
  • Quais capacidades eu aprecio nas pessoas?
  • O que me motiva?
  • O que me faz feliz?
3. Me Revolta
  • Para quais comportamentos não tenho paciência?
  • O que detesto nas pessoas?
  • O que me faz querer xingar ou ir embora?
  • O que me faz infeliz?
4. A melhor forma de se comunicar comigo
  • Como conseguir minha atenção?
  • Que tipo de meio e formato de comunicação eu prefiro?
  • Quais informações me interessam mais para que eu possa tomar uma decisão?
5. Como me ajudar
  • Qual o melhor momento e local para conversar comigo?
  • Que abordagem utilizar para que eu entenda o que esperam de mim?
  • O que normalmente eu espero que as outras pessoas façam quando trabalham comigo?

6. As pessoas entendem errado a meu respeito
  • O que já me disseram a meu respeito e que está completamente errado?
  • O que eu pareço ser, diferente do que realmente sou?
  • Quando alguém não me entende, porque isso acontece?

Meu manual de usuário pessoal

Olá, eu sou Fabrício Laguna.

Para que possamos trabalhar bem juntos, sem que você precise descobrir por tentativa e erro a melhor forma de lidar comigo ou baseado em impressões erradas, lhe forneço este manual de usuário que poderá lhe ser útil.

1. Meu Estilo

  • Eu gosto muito de trabalhar e realmente me empolgo com a possibilidade de produzir qualquer resultado que tenha valor. Fico feliz trabalhando e não sei ficar à toa.
  • Sou extremamente focado, o que pode ser visto como positivo ou negativo dependendo do contexto. Sou capaz de manter a concentração sobre uma atividade em que esteja envolvido mesmo num ambiente caótico. Contudo não tente conversar comigo enquanto estou fazendo isso, porque eu não vou ouvi-lo.
  • Não gosto muito de formalidade. Prefiro trabalhar num ambiente informal, descontraído e sempre que posso, gosto de colocar humor nos comentários para descontrair quem está por perto. Mesmo que as piadas nem sejam muito boas.
  • Sou metódico. Me perco quando não tenho um método para me guiar, por isso, para poder me organizar, crio métodos. Assim consigo ser organizado.

2. Valorizo

  • Admiro o empreendedorismo. A capacidade de empreender em algo que se acredite e fazer acontecer sem a necessidade de que alguém lhe mande fazer.
  • Aprecio a simplicidade e a capacidade de comunicar sem rodeios.
  • Gente que assume compromissos e cumpre com aquilo que se comprometeu e só se compromete com o que, de fato, irá fazer. Respeito alguém que nega um pedido meu porque sabe que não vai conseguir atendê-lo e perco a credibilidade em alguém que nunca me nega nada, mesmo sabendo que não vai atender.

3. Me Revolta

  • Gente que assume que não vai dar conta do recado e por isso deixa de tentar. Usar a própria incompetência como desculpa para ser improdutivo.
  • Quando alguém diz “isso não é minha responsabilidade”. Falta de compromisso com o todo.
  • Desperdício. Não suporto luz acesa onde não tenha ninguém. Detesto pagar caro por algo que custe menos em outro lugar.
  • Não suporto “Mi, mi, mi”. Não tenho paciência para ouvir reclamação ou chororô. Vamos direto para a parte do “O que podemos fazer para resolver isso?”.

4. A melhor forma de se comunicar comigo

  • Simples e direto. Sem rodeios.
  • Não se preocupe se vou ficar magoado ou me sentir ofendido com uma crítica. Critique que eu aproveito as críticas. É muito difícil eu me ofender por algo que alguém me diga. Sou o mais novo de 5 irmãos. Fui treinado para ser imune a bullying.
  • Para a tomada de decisões, gosto de argumentos e sempre vou buscar entender todas as alternativas. Uma planilha é um ótimo recurso.

5. Como me ajudar

  • Não tente conversar comigo quando eu estiver concentrado. Apenas me diga que quer conversar comigo daqui a pouco e me deixe no meu mundinho até eu terminar o que estiver fazendo.
  • Quando perceber que há algo que precisa ser feito, faça. Depois me informe que fez e se estiver errado a gente conserta. Não espere que eu lhe peça ou mande fazer. Não sou bom em dar ordens, pegar no pé ou dar bronca.
  • Não espere que eu perceba, pelas nuances de seu comportamento, que você está infeliz com algo que eu fiz ou deveria ter feito. Não tenho essa sensibilidade. Reclame da forma mais honesta, clara e objetiva possível e veremos como posso melhorar.

6. As pessoas entendem errado a meu respeito

  • Como eu sou comunicativo e não tenho vergonha de me expressar as pessoas acham que eu sou extrovertido. Não é totalmente verdade. Sou introvertido. Fico muito mais no meu mundo, compenetrado em minhas próprias ideias ou afazeres do que conectado nas pessoas em minha volta. Não sou um ser social. Sou introspectivo.
  • O fato de às vezes eu não perceber o sentimento das pessoas, não quer dizer que eu não me importe com o sentimento delas. Só não tenho a percepção, mas, se conseguir compreender, procurarei melhorar minha atitude sempre que possível.

Agora é sua vez!

Agora que você já me conhece, use-me com sabedoria!

E você? Você se conhece bem o suficiente para escrever o seu manual de usuário pessoal? Aproveite o embalo e faça uma reflexão. Este é um ótimo exercício de auto-análise e poderá ajudá-lo a posicionar-se melhor tanto profissionalmente quanto em qualquer outro relacionamento que tiver.

Uma dica é deixar de lado a abordagem de se olhar no espelho procurando por “defeitos ou qualidades” e buscar por características. Conhecendo as suas características saberemos como te usar melhor quando trabalharmos juntos.

Se puder compartilhar, me mande seu manual de usuário pessoal. Estou curioso para te conhecer melhor.