Requisitos

Melhore o resultado dos seus projetos especificando e gerenciando requisitos.

O professor Laguna traz exemplos claros e didáticos, além de ser muito bem embasado pelas referências que nos apoiam conceitualmente como o BABOK.

Glauber Rocha Romão

SOBRE ESTE CURSO

É triste constatar que muitos investimentos e esforços falham. Você provavelmente já viu na sua cidade, no seu trabalho ou na sua escola alguma obra onde muito dinheiro e trabalho foram depositados, mas o projeto foi cancelado antes de terminar. Ou então até foi concluído, mas o resultado não correspondeu às expectativas. Isso acontece na construção civil, no desenvolvimento de software, na criação de produtos ou serviços e em todo lugar.

Há muitos motivos para estas falhas, mas praticamente todas as pesquisas apontam que a má definição de requisitos é a causa mais frequente. E não é difícil entender o porquê? 

Requisitos representam as necessidades que precisam ser atendidas por uma iniciativa. São o norte de qualquer projeto, o direcionamento, o alvo a ser atingido. Antes de começar uma viagem o motorista te pergunta: “qual é o destino desejado”? Sem uma resposta clara ele irá vagar sem rumo e consumir todo o combustível. E é isso que acontece com a maior parte das iniciativas que falham. Os envolvidos não possuem uma definição clara e estruturada das necessidades que precisam ser atendidas. Triste, mas verdadeiro.

Este curso capacita o aluno a pensar em requisitos de maneira estruturada para diferentes tipos de projetos e situações. Você se sentirá confiante a mapear as necessidades que devem ser atendidas por uma iniciativa e orientar a equipe de trabalho para atendê-los da melhor forma possível.

O curso ensina também a como manter requisitos no ciclo de vida das soluções, reusando informações geradas durante diversas iniciativas que evoluem um processo, uma organização ou um sistema de informações.

QUEM DEVE FAZER ESTE CURSO?

O aluno alvo deste curso é um profissional que atua em projetos de desenvolvimento ou manutenção de soluções para problemas de negócio. Estas soluções podem ou não ser automatizadas por sistemas de tecnologia da informação (embora a maior parte das soluções hoje em dia possuam ao menos algum nível de automação).

Os profissionais que tendem a mais se beneficiar deste conhecimento são analistas de requisitos, analistas de negócios, consultores, product owners, gerentes de projetos, analistas de qualidade, analistas de sistemas e arquitetos corporativos.

O QUE VOU APRENDER NESSE CURSO?

Este curso contém vídeo-aulas conceituais, de técnicas, com ilustrações gráficas divertidas e exercícios práticos com as respostas do instrutor para você poder aprender fazendo.

Ao final, você estará preparado para analisar, classificar, especificar e gerenciar requisitos de maneira estruturada, seja em projetos seguindo a abordagem tradicional ou na abordagem ágil.

Os conceitos aprendidos neste curso aumentarão consideravelmente as chances de sucesso das iniciativas de desenvolvimento de solução em que você atuar, ajudando a equipe de desenvolvimento com direcionamento claro sobre onde precisam chegar.

Esta competência irá alavancar sua carreira e diferenciá-lo como profissional, tornando-o reconhecido como peça chave para a solução de problemas.

O QUE SEREI CAPAZ DE FAZER AO FINAL DO CURSO?

Ao final deste curso você será capaz de diferenciar necessidades de alternativas de solução e saberá como representar requisitos de negócio, regras de negócio, requisitos de stakeholder, requisitos da solução (funcionais e não funcionais), requisitos de transição, suposições e restrições.

Saberá também como gerenciar requisitos no ciclo de vida de projetos e no ciclo de vida de soluções de negócio permitindo reter organizadamente os requisitos em uma base de conhecimento.

Os conceitos e exercícios disponibilizados no curso vão abrir os seus olhos para como sua organização pode aprimorar sua forma de manter e gerenciar conhecimento de negócio. Os templates podem ser usados como uma metodologia de trabalho para o gerenciamento de requisitos, ou como insumos para alavancar a sua metodologia de trabalho.