Arquitetura Orientada a Serviços – SOA

Entenda os princípios e conceitos de SOA e como esta arquitetura influencia o desenho de soluções.

TREINAMENTO IN-COMPANY

Uma visão geral da Arquitetura de Sistemas e de seus Elementos, fundamentando o conceito de SOA como alicerce para o entendimento de como estes Elementos trabalham de forma integrada para atender as necessidades de negócio.

Ao final deste treinamento o aluno será capaz de:

  • Diferenciar uma Arquitetura Orientada a Serviços de outros tipos de arquiteturas.
  • Descrever serviços.
  • Identificar e mapear serviços a partir de um processo de negócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução à Arquitetura Corporativa
    • Por que arquitetura?
    • Visão da Arquitetura vs Visão da Engenharia
    • Arquitetura Corporativa
    • Framework de Zachman e as diferentes visões e perspectivas
    • Dinâmica de Arquitetura Corporativa com framework reduzido para um estudo de caso
  • Objetivos de uma Arquitetura
    • Métodos de Arquitetura Corporativa
    • TOGAF – The Open Group Architecture Framework
    • Arquitetura Orientada a Dados
    • Arquitetura Orientada a Componentes
    • Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
  • Princípios do SOA
    • Conceito de Serviço
    • Tipos de Serviço
    • Contrato de Serviço
    • Serviços Responsáveis vs Colaboradores
    • Especificação de Serviços
    • Dinâmica de identificação e descrição de serviços humanos e de TI para diferentes estudos de caso
  • Arquitetura de Negócio vs Arquitetura de Aplicações
    • Visão da Arquitetura em camadas
    • Arquitetura de Negócio
      • Objetivos e Metas de Negócio
      • Conceito de Processos de Negócio
      • Mapeamento de Processos de Negócio
      • Dinâmica de mapeamento das etapas de um processo para estudo de caso
    • Arquitetura de Aplicações com SOA
    • Dinâmica de Mapeando serviços a partir dos Processos de Negócio
  • Boas práticas para o desenho de aplicações SOA
    • Isolamento dos detalhes de implantação
    • Unifuncionalidade
    • Atomicidade
    • Integridade e Consistência
    • Independência da ordem de execução
    • Independência dos consumidores
    • Interfaces baseadas exclusivamente em dados
  • Governança de serviços
  • Dinâmica de Mapeamento de Serviços para um estudo de caso

CARGA HORÁRIA

16 horas.

ABORDAGEM

Apresentação dos conceitos de Arquitetura Corporativa, Arquitetura de TI e Arquitetura Orientada a Serviços utilizando exemplos e metáforas que facilitam o entendimento e a retenção do conhecimento.

Realização de exercícios de identificação e mapeamento de serviços a partir de processos de negócio para estimular o reuso de soluções automatizadas.

O curso termina com um estudo de caso trazendo serviços reais, disponíveis na arquitetura de sistemas da companhia, para que os alunos possa propor um desenho arquitetural com reuso seguindo as boas práticas de desenho de aplicações SOA.