Ensino à Distância de Formação em Análise de Negócios

Um programa completo utilizando o melhor do Online e do In-company em uma abordagem única.

Ensino à Distância de Formação em Análise de Negócios

TREINAMENTO IN-COMPANY

A ANÁLISE DE NEGÓCIOS

Há décadas temos acompanhado informações, através de estudos e pesquisas publicados frequentemente, de que a maior parte das iniciativas falham por falta de entendimento dos envolvidos sobre os problemas que deveriam resolver ou pela má definição dos resultados esperados. Com isso, investimentos são perdidos e organizações tem seu resultado comprometido pelo desperdício. Em alguns casos, até deixam de existir.

Eliminar a raiz deste problema e ajudar organizações a conquistarem melhores resultados é uma missão para a Gigante Consultoria que a mais de uma década vem capacitando profissionais em competências técnicas e comportamentais de Análise de Negócios que os habilitem a facilitar a comunicação entre clientes e provedores de soluções, negociando soluções de consenso e liderando iniciativas rumo ao atingimento de seus objetivos.

Análise de Negócios é a disciplina que busca viabilizar as mudanças organizacionais através do entendimento das necessidades (requisitos) e recomendação das soluções (design) que mais agregam valor às partes interessadas.

(Guia BABOK v3)

A Gigante Consultoria se especializou nesta disciplina a ponto de se tornar referência nacional com cases e conteúdos apresentados e reconhecidos internacionalmente.

OUTROS TREINAMENTOS DE ANÁLISE DE NEGÓCIOS DA GIGANTE

Gigante já formou centenas de analistas de negócios em treinamentos presenciais in-company, geralmente customizados com base nos módulos de treinamentos disponibilizados aqui neste site (veja todos os cursos).

Para atender ao público de profissionais independentes a Gigante desenvolveu conteúdo de aulas em vídeos e atividades que podem ser assistidos individualmente e a qualquer momento com custo bastante acessível (veja nossos cursos online).

Entendemos que os 2 formatos de treinamentos praticados pela Gigante (presencial e online) são complementares.  Cada formato tem seu diferencial em valor para os alunos.

Nossos cursos presenciais sempre foram muito elogiados pelas dinâmicas, exercícios e discussões que levam o aluno a ter uma experiência real do uso de técnicas e aplicação dos conceitos dentro de sala de aula com o apoio do instrutor. Esta vivência facilita a replicação da prática no dia a dia. Sempre que possível, trazemos também para os exercícios alguns estudos de caso reais da empresa onde o treinamento está sendo ministrado. Isso torna o conteúdo prático, realístico e imediatamente aplicável, alavancando o entendimento de iniciativas reais e envolvendo muito mais os alunos.

Os cursos online foram preparados com uma didática toda especial com uso de animações e exemplos divertidos em aulas curtas e objetivas para o aluno assistir quantas vezes desejar. O material online serve como uma biblioteca de fácil acesso que o aluno pode consultar sempre que precisar replicar e relembrar o uso de uma técnica ou conceito.

ENSINO A DISTÂNCIA DE ANÁLISE DE NEGÓCIOS DA GIGANTE

Visando unir o melhor dos 2 formatos a Gigante desenvolveu o EAD com foco na capacitação remota de turmas de treinamento in-company utilizando os recursos do curso online e executando as dinâmicas e exercícios em grupo através da Internet.

Neste formato, cada aluno receberá uma chave para acesso ao conteúdo do curso online de Formação em Análise de Negócios com base no Guia BABOK e um roteiro de aulas e atividades que deverá cumprir antes de cada uma das 5 aulas previstas. A turma deverá se conectar com o professor em 5 sessões de aula por videoconferência em horários pré-determinados. Nestas aulas o professor irá sanar eventuais dúvidas e questões que tenham surgido durante o estudo individual do curso online e aprofundará os assuntos com atividades e dinâmicas colaborativas onde os alunos deverão colocar os conceitos estudados em práticas sobre estudos de caso realísticos, mais orientados a suas atividades profissionais onde atuam.

As videoaulas e exercícios individuais permitem ao aluno estudar com calma e no seu tempo para preparar-se para a sessão ao vivo. As sessões em videoconferência o provocam a sair da posição de expectador e a vivenciar situações de forma ativa, utilizando as técnicas estudadas para entender problemas de sua empresa e propor soluções com foco na agregação de valor para o negócio.

CARGA HORÁRIA DO EAD

O curso contempla 4h45 de video-aulas, 20h de sessões colaborativas em video-conferência e mais aproximadamente 4h15h de atividades em exercícios individuais que podem variar conforme o tempo de cada aluno.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EM 5 SESSÕES DE EAD

AULA 1

Atividades prévias

SessãoMinutos
Abertura3
1: O que é Análise de Negócios?29
Questionário 1: Escopo de Projeto x Solução10
2: O IIBA (Instituto Internacional de Análise de Negócios) e o Guia BABOK30
Total92

Durante a sessão (4hs)

  • Apresentações individuais,
  • Alinhamento de Expectativas
  • Orientações de Acesso e roteiro do curso
  • Análise de Negócios em diferentes abordagens (Tradicional vs Ágil)
  • Análise de Negócios em diferentes horizontes (estratégica, tática e operacional)
  • Áreas de conhecimento da Análise de negócios
  • Orientações sobre certificações do IIBA

AULA 2

Atividades prévias

SessãoMinutos
3: BACCM – Conceitos Essenciais da Análise de Negócios10
Questionário 2: Definição da Análise de Negócios usando o BACCM10
4: Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios29
Tarefa 1: Tarefas do Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios10
Tarefa 2: Identificação de stakeholders30
Tarefa 3: Matriz RECI de um Time de Futebol30
5: Elicitação e Colaboração (parte 1)20
Tarefa 4: Tarefa da Elicitação e Colaboração10
Total129

Durante a sessão (4hs)

  • Canvas do BACCM para um estudo de caso real
  • Análise de Stakeholders
  • Matriz RECI
  • Conceito de Metodologia
  • AN em Metodologias: Tradicional x Ágil
  • Entrevista

AULA 3

Atividades prévias

SessãoMinutos
5: Elicitação e Colaboração (parte 2)18
Tarefa 5: Exercício de Brainstorming30
6: Análise da Estratégia30
Tarefa 6: Tarefas de Análise da estratégia10
Tarefa 8: Business Model Canvas do Carrinho de Pipoca do Seu Zé40
Total128

Durante a sessão (4hs)

  • Brainstorming
  • Prototipação
  • Análise SWOT
  • Business Model Canvas
  • Planejamento estratégico (Missão, Visão, Metas e Objetivos)

AULA 4

Atividades prévias

SessãoMinutos
Tarefa 7: Análise SWOT da Operação Lava Jato40
7: Análise de Requisitos e Definição do Design50
Tarefa 9: Tarefa da Análise de Requisitos e Definição do Design10
Total100

Durante a sessão (4hs)

  • Modelagem de conceitos
  • Especificação de Regras de negócio
  • História de Usuários
  • Modelagem de Casos de Uso
  • Definição de Critérios de Aceite

AULA 5

Atividades prévias

SessãoMinutos
8: Avaliação da Solução36
Tarefa 10: Tarefa de Avaliação da Solução10
9: Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Requisitos29
Tarefa 11: Tarefa de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Requisitos10
Total85

Durante a sessão (4hs)

  • Análise de Causa Raiz
  • Métricas e Indicadores
  • Análise de Decisão (ponderação)
  • Estimativas
  • Planejamento de Releases