Agilidade de Negócios

Entenda o que realmente significa agilidade comparando negócios COM e SEM agilidade.
Onde sua empresa se encaixa?

PALESTRA

Você sabe o que significa agilidade de negócio?

Uma revolução está em andamento e os negócios que não se adaptam se tornarão obsoletos em pouco tempo. Impulsionadas pelas novas oportunidades oferecidas pela Tecnologia da Informação, as organizações estão se reinventando, ocupando novos espaços e deixando antigos concorrentes fora do mercado. Aqueles que demorarem mais para inovar se tornarão obsoletos em pouco tempo.

A área de desenvolvimento de software tem colaborado fortemente com práticas e formas de trabalho inovadoras dentro de um movimento embasado no Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software (2001, agilemanifesto.org). Os valores apresentados neste manifesto revolucionaram a forma de pensar e fazer software, e o movimento ágil se propagou para além das fronteiras da TI e dos projetos de desenvolvimento de software. Mas técnicas e métodos focados em projetos para desenvolvimento de software não são suficientes para dar agilidade a toda uma organização. O negócio não pode depender de projetos de software para inovar e transformar-se. O negócio precisa ser adaptável.

No final de 2017, um outro grupo de especialistas não focados em software, mas em processos, regras e arquitetura de negócio, elaborou o Manifesto de Agilidade nos Negócios (2017, busagilitymanifesto.org, Burlton, Ross e Zachman) apresentando os princípios básicos a serem seguidos pelas organizações que querem permanecer relevantes na era do conhecimento.

Com um conteúdo multimídia de aproximadamente 50 minutos, Fabrício Laguna exemplifica cada um desses princípios de forma divertida, didática e de fácil entendimento, comparando como as empresas COM e SEM agilidade se comportam.

Esta palestra foi apresentada em San Antonio, Texas com o título “With vs Without: a Fun and Easy Way to Understand Business Agility” no evento Building Business Capability, o maior e mais importante evento de Análise de Negócios do mundo com mais de 1500 participantes de 29 países discutindo análise de negócios, arquitetura de negócios, processos de negócios, regras de negócios, decisões de negócios, estratégia de negócios e transformação organizacional.

Agilidade de Negócios também é o tema de uma série de 11 episódios de vídeos, disponíveis aqui no site da Gigante e no canal do Fabrício no Youtube.

OBJETIVO

  1. Entender o que realmente significa agilidade e a diferença de ser ágil em projetos e em negócio.
  2. Identificar como negócios COM e SEM agilidade se comportam e onde sua empresa se encaixa.
  3. Orientar para que analistas e consultores projetem soluções de negócio alinhadas à estratégia da organização e adaptáveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Por que todos falam muito sobre agilidade?
  • Definição de agilidade
  • O Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software x O Manifesto de Agilidade de Negócio
  • Entrevistas de negócios COM e SEM agilidade
  • Princípios da Agilidade nos Negócios
    1. Mudança Perpétua
    2. Agilidade da Solução de Negócio
    3. Valor do Negócio
    4. Cadeia de Valor
    5. Conhecimento de Negócio
    6. Gerenciamento de Conhecimento de Negócio
    7. Base de Conhecimento de Negócio
    8. Fonte Única da Verdade de Negócio
    9. Integridade de Negócio
    10. Estratégia de Negócio
  • Recomendações para aumentar a agilidade do seu negócio

CARGA HORÁRIA

1 hora