TREINAMENTO IN-COMPANY
É comum ouvir de vários profissionais uma frase mais ou menos assim: “Hoje não consegui produzir nada. Passei o dia todo em reuniões.”. Não fosse tão comum, esta frase deveria provocar indignação e perplexidade. Por que as reuniões não estão sendo produtivas? É preciso assumir a liderança sobre o processo colaborativo, facilitando as interações entre o grupo envolvido em uma reunião para garantir a produção de resultados.
OBJETIVO DESTE TREINAMENTO
- Capacitar o profissional a atuar como facilitador e mediador entre áreas com diferentes objetivos e restrições.
- Apresentar técnicas colaborativas de elicitação e as situações onde são aplicáveis.
- Discutir aspectos comportamentais que atrapalham o trabalho colaborativo.
- Fornecer dicas de como lidar com situações difíceis em reuniões.
TÓPICOS ABORDADOS
- Restrições ao trabalho colaborativo
- Como aumentar a objetividade e produtividade
- Dicas de Planejamento da Reunião
- Técnica: Memória de grupo
- Técnica: Brainstorming
- Facilitação X Negociação
- Dicas de facilitação
- Como estimular o espírito de grupo
- Soluções para conflitos
- Dicas para negociação
- Técnica: Grupo Focal
- Técnica: Workshop de Requisitos
- Responsabilidades do facilitador
- Postura do facilitador
- Técnica: Análise SWOT
- Técnica: Prototipação
- Aspectos psicológicos em reuniões – lidando com diferentes personalidades
- Como lidar com situações difíceis
CARGA HORÁRIA
8 horas
ABORDAGEM
Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos que fazem com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.
Neste curso o instrutor faz o uso de técnicas teatrais de dramatização interpretando personagens para simular situações de entrevistas e reuniões.
PÚBLICO ALVO
Este curso é indicado para qualquer profissional que atue na liderança e condução de reuniões de trabalho, incluindo mas não limitado a: gestores de negócio, analistas de negócios, analistas de requisitos, analistas de sistemas, gerentes de projetos, analistas de qualidade, gestores de produto e consultores de relacionamento com áreas clientes.