TREINAMENTO IN-COMPANY
O termo elicitar significa trazer a tona, expor. Os requisitos de um projeto muitas vezes estão escondidos e devem ser elicitados para que possam ser compreendidos, analisados e validados por todas as partes interessadas.
Para atuar como Analista de Negócios o profissional deve ser apto a obter essas informações de diversos meios de levantamento. Muitos desses meios envolverão uma complexidade de comunicação e a consideração de fatores culturais, comportamentais e psicológicos.
OBJETIVO DESTE TREINAMENTO
- Estimular o Analista de Negócios a assumir a responsabilidade por identificar os “reais” problemas e oportunidades.
- Capacitar para a condução das técnicas de elicitação investigativas.
- Apresentar a comunicação efetiva como competência essencial para a elicitação.
- Vivenciar e contornar problemas de comunicação com diferentes perfis de entrevistados em estudos de caso com personagens interpretados pelo instrutor.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O Processo de Elicitação
- Técnica: Análise de Stakeholders
- Técnica: Análise de Documentos
- Técnica: Observação
- Técnica: Pesquisa / Questionário
- Aspectos comportamentais da elicitação de requisitos
- Comunicação não verbal
- Técnica: Entrevista
- Dramatização de Entrevistas
CARGA HORÁRIA
8 horas
ABORDAGEM
Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos que fazem com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.
Neste curso o instrutor faz o uso de técnicas teatrais de dramatização interpretando personagens para simular situações de entrevistas e reuniões.
PÚBLICO ALVO
Este curso é indicado para analistas de negócios, analistas de requisitos, analistas de sistemas, gerentes de projetos, analistas de qualidade, gestores de produto e consultores de relacionamento com áreas clientes.