Investigação das reais necessidades

Assuma a responsabilidade por identificar os “reais” problemas e oportunidades utilizando técnicas de elicitação investigativas.

TREINAMENTO IN-COMPANY

O termo elicitar significa trazer a tona, expor. Os requisitos de um projeto muitas vezes estão escondidos e devem ser elicitados para que possam ser compreendidos, analisados e validados por todas as partes interessadas.

Para atuar como Analista de Negócios o profissional deve ser apto a obter essas informações de diversos meios de levantamento. Muitos desses meios envolverão uma complexidade de comunicação e a consideração de fatores culturais, comportamentais e psicológicos.

OBJETIVO DESTE TREINAMENTO

  • Estimular o Analista de Negócios a assumir a responsabilidade por identificar os “reais” problemas e oportunidades.
  • Capacitar para a condução das técnicas de elicitação investigativas.
  • Apresentar a comunicação efetiva como competência essencial para a elicitação.
  • Vivenciar e contornar problemas de comunicação com diferentes perfis de entrevistados em estudos de caso com personagens interpretados pelo instrutor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O Processo de Elicitação
  • Técnica: Análise de Stakeholders
  • Técnica: Análise de Documentos
  • Técnica: Observação
  • Técnica: Pesquisa / Questionário
  • Aspectos comportamentais da elicitação de requisitos
  • Comunicação não verbal
  • Técnica: Entrevista
  • Dramatização de Entrevistas

CARGA HORÁRIA 

8 horas

ABORDAGEM

Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos que fazem com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.
Neste curso o instrutor faz o uso de técnicas teatrais de dramatização interpretando personagens para simular situações de entrevistas e reuniões. 

PÚBLICO ALVO

Este curso é indicado para analistas de negócios, analistas de requisitos, analistas de sistemas, gerentes de projetos, analistas de qualidade, gestores de produto e consultores de relacionamento com áreas clientes.