A capacidade de mudar e se adaptar às novas condições do mercado é a principal habilidade a ser desenvolvida pelas empresas que pretendem continuar no mercado nos próximos anos. Contudo, mudar não é fácil. Há 20 anos, John Kotter escreveu na Harvard Business Review que 70% dos esforços de mudança não conseguem atingir as metas desejadas. Desde então, metodologias foram criadas, profissionais treinados, avançamos e profissionalizamos os processos de gestão de mudança a ainda temos problemas para fazer a mudança acontecer. Discutir estratégias e técnicas para transformar organizações é hoje, mais relevante do que nunca.
Mas como mudar? Descrever novos processos e regras e publicar na intranet da empresa pode até atender a exigências de auditoria, mas com certeza não muda a forma como as pessoas trabalham de fato. Para que novas estratégias sejam implementadas, transformando o dia-a-dia da operação é necessário gerar um sentimento de urgência coletiva. A equipe responsável pela mudança precisa se conectar com os envolvidos e não lutar contra as resistências, mas entender seus motivos e aspirações e usá-las a favor da mudança corporativa. Ao mudar de perspectiva cria-se o potencial de mudar qualquer coisa.
Um workshop de modelagem de cultura é uma sessão de trabalho colaborativo com um grupo de funcionários da organização conduzida por um facilitador neutro para mapear a cultura corrente e as transformações necessárias a partir do ponto de vista dos próprios funcionários.
OBJETIVOS
- Promover a mudança organizacional a partir da mudança de comportamentos individuais e coletivos que fazem parte da cultura corporativa.
- Fazer o mapeamento das culturas atual e desejada (AS-IS) e (TO-BE).
- Obter um entendimento compartilhado sobre os problemas culturais da organização.
- Criar uma lista de iniciativas que podem auxiliar na mudança da cultura da organização a partir da perspectiva dos participantes.
ROTEIRO PASSO A PASSO
- Quebrar o gelo estimulando colaboração e criatividade (História colaborativa);
- “Vender” o Norte definido pelas lideranças (Missão, Visão, Valores);
- Mapear os comportamentos corporativos atuais que desviam a organização deste Norte;
- Mapear os resultados colhidos com cada um destes comportamentos;
- Criar um mapa de cultura positiva invertendo os comportamentos e resultados negativos;
- Mapear os estimuladores e bloqueadores que possam induzir aos comportamentos positivos;
- Identificar iniciativas de transformação da cultura organizacional que possam ser avaliadas e priorizadas no planejamento estratégico.
- Envolver os participantes em compromissos de ganhos rápidos que possam já iniciar a mudança cultural, mesmo que em pequenas escalas.
CONSIDERAÇÕES DE USO DO WORKSHOP DE MODELAGEM DE CULTURA
É importante salientar que o workshop de Modelagem de Cultura não tem a capacidade, por si só, de transformar a cultura organizacional. Conforme as etapas do processo sejam executadas é natural que as expectativas dos colaboradores cresçam, atingindo o seu pico na consolidação das iniciativas propostas. Por essa razão recomendamos também que um plano de gerenciamento de expectativas seja previamente pensado.
A transformação organizacional poderá ser resultado da condução dessas iniciativas que deverão ser apoiadas e sustentadas pelas lideranças.Mais difícil do que mudar a cultura dos subordinados, é mudar a cultura de seus líderes.
FORÇAS
- Estimula o trabalho colaborativo.
- Permite aos stakeholders expressarem seus problemas, necessidades e sugestões de soluções de perspectivas de diferentes áreas de trabalho.
- A dinâmica ajuda a focar nas iniciativas de solução sistêmica e não somente nas reclamações sobre os problemas pontuais.
- Participantes assumem compromissos que, mesmo pequenos, podem trazer grandes benefícios a cultura da organização.
- Possibilita o mapeamento de personalidades influenciadoras.
LIMITAÇÕES
- Se não for bem conduzido, o mapeamento da cultura negativa pode se transformar num “mar de lamentações” e o workshop pode não alcançar o resultado pretendido.
- As iniciativas de mudança são identificadas apenas com base na percepção dos participantes do workshops. O resultado pode ser “enviesado”.
- O workshop apenas inicia um processo de mudança. Iniciativas geradas ainda precisam ser avaliadas, priorizadas e transformadas em projetos. Se não houver continuidade, os participantes podem se sentir traídos.
CARGA HORÁRIA
Cada sessão de workshop de modelagem de cultura é realizada em um único dia com 8 horas de duração.
PÚBLICO ALVO
Organizações que buscam mudar sua cultura corporativa em direção a uma estratégia claramente definida. A definição da estratégia pelas lideranças deve preceder a realização deste workshop.
VIDEO
Veja um exemplo prático em uma aula de como modelar a Cultura Corporativa.