Condução de reuniões colaborativas

Técnicas e dicas que podem transformar suas reuniões em um processo colaborativo.

TREINAMENTO IN-COMPANY

É comum ouvir de vários profissionais uma frase mais ou menos assim: “Hoje não consegui produzir nada. Passei o dia todo em reuniões.”. Não fosse tão comum, esta frase deveria provocar indignação e perplexidade. Por que as reuniões não estão sendo produtivas? É preciso assumir a liderança sobre o processo colaborativo, facilitando as interações entre o grupo envolvido em uma reunião para garantir a produção de resultados.

OBJETIVO DESTE TREINAMENTO

  • Capacitar o profissional a atuar como facilitador e mediador entre áreas com diferentes objetivos e restrições.
  • Apresentar técnicas colaborativas de elicitação e as situações onde são aplicáveis.
  • Discutir aspectos comportamentais que atrapalham o trabalho colaborativo.
  • Fornecer dicas de como lidar com situações difíceis em reuniões.

TÓPICOS ABORDADOS

  • Restrições ao trabalho colaborativo
  • Como aumentar a objetividade e produtividade
  • Dicas de Planejamento da Reunião
  • Técnica: Memória de grupo
  • Técnica: Brainstorming
  • Facilitação X Negociação
  • Dicas de facilitação
  • Como estimular o espírito de grupo
  • Soluções para conflitos
  • Dicas para negociação
  • Técnica: Grupo Focal
  • Técnica: Workshop de Requisitos
  • Responsabilidades do facilitador
  • Postura do facilitador
  • Técnica: Análise SWOT
  • Técnica: Prototipação
  • Aspectos psicológicos em reuniões – lidando com diferentes personalidades
  • Como lidar com situações difíceis

CARGA HORÁRIA

8 horas

ABORDAGEM

Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos que fazem com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.

Neste curso o instrutor faz o uso de técnicas teatrais de dramatização interpretando personagens para simular situações de entrevistas e reuniões.

PÚBLICO ALVO

Este curso é indicado para qualquer profissional que atue na liderança e condução de reuniões de trabalho, incluindo mas não limitado a: gestores de negócio, analistas de negócios, analistas de requisitos, analistas de sistemas, gerentes de projetos, analistas de qualidade, gestores de produto e consultores de relacionamento com áreas clientes.