Análise de Negócios em La Casa de Papel

Aplicação dos 6 conceitos essenciais da Análise de Negócios para a série espanhola “La casa de papel” no Papo de negócio do IIBA Brasil.

O #papodenegócio é um encontro semanal transmitido ao vivo pelo IIBA Brasil toda quarta-feira das 20h00 às 21h00. Neste episódio fizemos um exercício para aplicar os conceito essenciais da Análise de Negócios a série espanhola “La casa de papel” sob a perspectiva de diferentes stakeholders.

STAKEHOLDERS 

Stakeholder é um dos conceitos essenciais da Análise de Negócios. Embora não seja uma regra, gosto de começar uma análise pela identificação e análise dos stakeholders. Os demais conceitos (necessidade, mudança, solução, valor e contexto) serão sempre definidos a partir da sua perspectiva.

CONTEXTO

Na hora de comprar um produto, você prefere custo ou qualidade? Não dá para responder a esta pergunta sem uma definição de qual CONTEXTO você se encontra. O entendimento das necessidades e do que representa valor depende do contexto.

VALOR

O que te motiva a agir? O que te faz sair da sua situação de conforto e encarar uma mudança? Isso é VALOR.

NECESSIDADE

O ponto de partida de qualquer iniciativa de mudança deve ser a definição clara das necessidades. Sem um entendimento claro de qual é o problema a ser resolvido (ou oportunidade a ser explorada) os envolvidos logo entram em conflito, se sentem confusos e desmotivados. A definição da necessidade a ser atendida dá foco e orienta as atividades de priorização, identificação de restrições e avaliação de diferentes alternativas.

SOLUÇÃO

Para cada problema, há diversas SOLUÇÕES alternativas possíveis e disponíveis. O grande trabalho de análise é identificar qual delas agrega mais valor.

MUDANÇA

Viabilizar MUDANÇA é o resultado esperado da prática da Análise de Negócios. O analista de negócios é um agente de mudança e deve trabalhar para que a mudança aconteça na direção correta. Alinhada à estratégia da organização. E que gere valor aos stakeholders.