Um framework para entender o Mindset de Análise de Negócios

A metodologia utilizada para descrever o mindset de análise de negócios em uma tabela comparativa simples e fácil de entender.

Confesso que nunca me senti satisfeito com a forma de apresentar o Mindset de Análise de Negócios para pessoas que não atuam profissionalmente como analistas de negócios. Para quem já é um AN basta dizer algo do tipo: “Sabe aquele jeitinho que a gente pensa quando está trabalhando? É isso!” Essa simples explicação geralmente já cria acenos positivos de cabeça e um sorrisinho maroto entre os mais experientes. Mas não quer dizer nada para quem nunca atuou no papel de analista de negócios.

Venho falado do mindset de análise de negócios já há algum tempo e meu objetivo com isso sempre foi justamente o de romper as fronteiras do nicho de especialistas na área. Quero “contaminar” outros públicos com nossas crenças e valores e influenciar o modo de se pensar e agir em uma organização. Diferente de um papel formal, função, cargo ou profissão específica, um mindset é algo que qualquer pessoa pode buscar desenvolver em si mesma.

Ou então, uma organização pode estimular o desenvolvimento de um mindset em seus colaboradores para direcionar uma cultura que esteja alinhada aos seus objetivos estratégicos. O mindset de análise de negócios tem o potencial de criar organizações “nimble” e “business-driven”, ou seja, que se transformam continuamente para obter melhores resultados de negócio.

Links para mais artigos e videos sobre o mindset de análise de negócios estão disponíveis no final desse artigo.

Resumo

Após maturar esse assunto em conversas com vários especialistas, estudar a fundo e fazer benchmarking com outros mindsets, creio que finalmente encontrei a melhor forma de apresenta-lo. 

O mindset de análise de negócios é um conjunto dinâmico de atitudes, comportamentos, crenças, modelos mentais, tendências emocionais e valores, que impulsionam melhorias contínuas nos negócios, em vez de apenas fazer o mesmo trabalho repetidamente.

O mindset é apresentado de forma resumida na tabela abaixo com uma comparação do seu oposto:

Visão Geral
Mindset de
operação de negócio
Mindset de
análise de negócio
Resistente à mudançaOrientado ao crescimento e melhoria contínua
Pensa limitado, restrito ao seu siloPensa holístico, considera sempre o quadro geral
Busca o sucesso do departamento / funçãoBusca o sucesso global da organização e de seus stakeholders
Faz certo as coisasFaz as coisas certas
Foca na eficiência e excelência operacional localPromove colaboração multifuncional estratégica
Sem paciência para opiniões divergentesAssume responsabilidade pela colaboração e entendimento compartilhado
Varre problemas para debaixo do tapeteExpõem gaps como oportunidades de melhoria
Mindset de AN – Quadro resumido (veja o quadro completo mais abaixo)

Um modelo ilustrado e mais elaborado também está disponível ao final. O restante desse artigo detalha um pouco melhor os conceitos do framework que foi utilizado para estruturar o mindset neste formato. 

Conto com a sua colaboração no aprimoramento e difusão desse material para ampliar nossa comunidade de praticantes da análise de negócios.

Definição de Mindset

Mindset

“Uma forma de perceber o mundo e moldar a resposta de alguém a ele.”
Aronson, E. (2017). A teoria da dissonância cognitiva.

“Uma maneira particular de pensar que determina os comportamentos, atitudes e respostas de uma pessoa ao mundo.”
Dicionário Merriam-Webster

Cada um de nós tem uma forma particular de pensar e agir. Nosso cérebro é formado de conexões neurais individuais e únicas que foram criadas com base no nosso DNA e evoluíram a partir de nossas experiências e aprendizados cotidianos. Cada pessoa possui o seu próprio mindset individual. Mesmo gêmeos já vivenciam experiências distintas desde o ventre de sua mãe. Assim como não existem duas pessoas exatamente iguais, não existem dois mindset individuais iguais. 

Mas o termo mindset também é utilizado com frequência para se referir a uma forma compartilhada de pensar e agir. O mindset coletivo refere-se às atitudes, crenças e percepções que são comuns em um grupo de pessoas, como uma organização, comunidade ou sociedade.

Mindset

Um conjunto de crenças e suposições que moldam a percepção da realidade.”
Dicionário Cambridge

“Um conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo.”
Dicionário Oxford

Psicólogos organizacionais frequentemente estudam o mindset coletivo de uma empresa para entender sua cultura, valores e objetivos e como esses fatores afetam o comportamento e o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, um mindset coletivo pode ser visto como resultado do acúmulo e integração de mindsets individuais dentro de um grupo.

Quando me refiro ao mindset de análise de negócios, obviamente me refiro a esse conceito de um mindset coletivo que é compartilhado pelas pessoas que praticam a análise de negócios e que, por fazerem isso de forma constante e repetitiva utilizando técnicas e conceitos de análise de negócios, moldam a sua forma de compreender que necessidades existem sempre dentro de um contexto e reagem de forma semelhante, buscando a causa raíz dos problemas e habilitando mudanças que possam criar soluções que gerem maior valor para todos os stakeholders.

A prática consistente e repetitiva desenvolve o mindset.
O mindset transforma a prática em algo automático e natural.

Mindsets apresentados como opostos

Em outros artigos sobre o mindset de análise de negócios eu já expliquei que um mindset não é algo binário. Não se trata de algo que você TEM ou NÃO TEM. Deve ser entendido como um escala que vai se desenvolvendo progressivamente. Contudo, para fins didáticos e facilidade de entendimento, os mindsets mais conhecidos são geralmente apresentados em contraposição aos seus opostos. Essa abordagem torna o entendimento imediado e de fácil correlação com situações práticas e cotidianas.

Veja abaixo uma lista de alguns mindsets que se tornaram famosos apresentados a partir de seus opostos. Aqui estão bem resumidos e você pode encontrar mais detalhes nas referências ao final.

😞 😁
Mindset Negativo
foca nas fraquezas e ameaças
Mindset Positivo
foca nos pontos fortes e oportunidades
Mindset Fixo
assume que as habilidades de um indivíduo são características fixas
Mindset de Crescimento
abraça desafios, vê o esforço como o caminho para o desenvolvimento e aprende com as críticas
Mindset de Escassez
abordagem pessimista, se concentra na falta de recursos e na competição
Mindset de Abundância
abordagem otimista, se concentra na abundância dos recursos disponíveis
Mindset Tradicional
busca seguir um plano e cumprir com processos burocráticos estabelecidos
Mindset Ágil
estimula colaboração de equipes auto gerenciadas com entrega incremental

Apresentado assim, em oposição a algo contrário, fica bem mais fácil de entender a aplicabilidade de um mindset e avaliar se em uma determinada situação você está pensando/agindo de maneira mais próxima a um ou a outro oposto.

Empresas, profissionais de recursos humanos, professores, autores e consultores tem usado essa forma de apresentação para difundir e promover esses mindsets. Estimular um mindset coletivo dentro de uma organização ou grupo de pessoas é uma forma de direcionar a cultura corporativa em pról de uma visão estratégica desejada.

Qual o oposto do mindset de análise de negócios?

Para apresentar o mindset de análise de negócios dessa forma é necessário definir o seu oposto. O antagônico. 

Como pensa e age alguém que NÃO É um analista de negócios? 

Essa definição exige imaginar alguém que nunca pratica a análise de negócios, independentemente de seu cargo ou função. Alguém que só se preocupa em executar as tarefas do negócio que lhe são atribuídas e mais nada. Não questiona nem pergunta por que. Não analisa o negócio, apenas opera.

O oposto ao mindset de análise de negócios é o mindset de operação de negócios.

Talvez você possa pensar em outro nome, mas após avaliar várias opções, essa foi a melhor que encontrei para criar um quadro com as principais diferenças entre os dois opostos usando todos os componentes de um mindset.

Componentes de um mindset

Um mindset coletivo pode ser descrito por um conjunto de componentes:

  • Crenças – As convicções que os indivíduos têm sobre o mundo, sobre outras pessoas e sobre si mesmos.
  • Modelos mentais – As teorias implícitas e explícitas que os indivíduos possuem sobre como o mundo funciona, que moldam suas percepções e interpretações dos eventos.
  • Valores – Os princípios centrais que orientam o comportamento e a tomada de decisão de um indivíduo.
  • Atitudes – Os julgamentos avaliativos que os indivíduos têm sobre uma determinada pessoa, objeto ou situação.
  • Tendências emocionais – As tendências que os indivíduos têm para experimentar, expressar e regular suas emoções em resposta a diferentes situações.
  • Padrões comportamentais – Os padrões recorrentes de comportamento que os indivíduos exibem em resposta a diferentes situações.

Para descrever o mindset de análise de negócios busquei identificar cada um desses componentes na forma que são compartilhados pelos praticantes da análise de negócios e os contrapuz com os seus opostos preenchendo assim um framework para a definição de mindsets.

O framework que apresenta o mindset de análise de negócios

Finalmente, com base nesta oposição e usando os componentes de um mindset, podemos apresentar o mindset de análise de negócios em um framework estruturado de maneira clara e de fácil assimilação:

  Mindset de operação de negócio Mindset de análise de negócios
Crenças Em time que está ganhando não se mexe. As coisas sempre podem ser melhoradas ou simplificadas.
O mundo é o que eu posso ver ou sentir. Meu entendimento pessoal pode estar enviesado. Existem outros ângulos para ver uma situação que podem trazer um melhor entendimento.
Modelo mental Limitado: Olho apenas a árvore.

Concentro-me nos detalhes do meu trabalho e considero o impacto apenas dentro do contexto do meu departamento ou função.
Holístico: Vejo a floresta.

Considero o quadro geral e procuro entender os elementos inter-relacionados da organização para alcançar os objetivos do negócio e avaliar o impacto nos vários stakeholders.
Valores Sou responsável por fazer certo as coisas. Sou responsável por levar a organização a fazer as coisas certas.
Meu sucesso depende exclusivamente do alcance das metas do meu departamento ou função. O sucesso geral da organização é o que importa, por isso considero o impacto de decisões e ações para todos os stakeholders.
Atitudes Faço o que me pedem sem pensar nas consequências e depois vejo no que deu. Valido hipóteses com base em dados e fatos antes de tomar um curso de ação mais arriscado.
Procuro manter o status quo. Resisto à mudança e evito ideias novas. Desafio sempre o status quo. Abraço mudanças como oportunidades para uma melhoria contínua. Estou sempre aberto a ouvir novas ideias.
Julgo e ajo com base na minha própria percepção e ignoro outros pontos de vista. Entendo que diferentes percepções e visões da realidade podem afetar o julgamento, por isso assumo a responsabilidade pelo entendimento compartilhado.
Tendências emocionais Não tenho paciência para lidar com dissenso. Prefiro uma ordem rápida de uma autoridade superior para encerrar as discussões. Procuro ser sensível à psicologia humana e agir com diplomacia, senso de humor e paciência para lidar efetivamente com diferentes personalidades que têm necessidades únicas e mindsets dinâmicos.
Odeio mudar. Prefiro estabilidade e previsibilidade. Sou cauteloso, conservador e avesso ao risco. Sinto-me desconfortável quando há ambigüidade ou incerteza. Adoro aprender coisas novas. Desafios me motivam. Sou otimista, confiante e adaptável. Lido bem com a ambigüidade e a incerteza que fazem parte do meu dia-a-dia.
Comportamentos Varro problemas debaixo do tapete Busco descobrir “gaps” pois são oportunidades de melhoria.
Sigo instruções explícitas sem questionar. Procuro descobrir as coisas certas que precisam ser feitas em um contexto dinâmico para obter melhores resultados de negócio continuamente.
Me dedico à eficiência local e à excelência operacional. Desenvolvo pensamento estratégico, colaboração multifuncional e melhoria contínua.
Mindset de AN – Quadro Completo

O Mindset de AN – Versão llustrada

Baixe a apresentação em PDF com todos esses componentes ilustrados por Fabrício Laguna.

Conclusões

Um mindset coletivo é a forma como um grupo de pessoas percebe e reage ao mundo a sua volta. 

A definição de um mindset pode ser realizada pela decomposição de seus 6 componentes fundamentais (crenças, valores, atitudes, tendências emocionais, comportamentos e modelos mentais) e se torna mais fácil de ser compreendida se apresentada em contraposição ao seu oposto. Este cruzamento de mindsets opostos com os 6 componentes estrutura um framework para apresentação de um mindset.

O mindset de análise de negócios é desenvolvido em um indivíduo pela uso constante e repetitivo de conceitos e práticas de análise de negócios independentemente de seu cargo ou função profissional. Não é restrito a profissionais de análise de negócios.

A apresentação do mindset de análise de negócios utilizando o framework aqui apresentado torna o seu entendimento mais fácil para profissionais de outras áreas.

Preenchi cada célula desse framework com base em meu julgamento, experiência e pesquisas na literatura profissional de análise de negócios. Eventualmente, outros autores poderão discordar de mim em algum ponto ou preferir descrever alguns desses componente com mais precisão seguindo a mesma metodologia aqui proposta. Deixo aberta a porta para sugestões e complementos. Compreendo perfeitamente que aqueles que compartilham do mindset de análise de negócios sempre estão buscando formas para melhorar as coisas.


Outras fontes sobre o mindset de análise de negócios

Referencias sobre outros mindsets

  • Positive Mindset vs. Negative – Seligman, M.E.P. (2002). Positive psychology, positive prevention, and positive therapy.
  • Fixed mindset vs. Growth – Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success.
  • Abundance vs Scarcity Mentality – Covey, S. R. (1989). The 7 Habits of Highly Effective People: Powerful Lessons in Personal Change.
  • Agile v Traditional Mindset – Blog Agile Business – https://www.agilebusiness.org/resource/blog-agile-v-traditional-mindset.html
  • Individual vs collective mindset – Cameron, K. S., & Quinn, R. E. (2011). Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing value structure.