Como a análise de negócios ajuda a mudar com sucesso?

Heather Mylan-Mains apresenta a análise de negócios como um componente crítico de qualquer organização que busca prosperar em uma mudança constante.

De acordo com Heather, uma profissional de análise de negócios, todo projeto ou iniciativa em que ela trabalha envolve mudança, seja uma mudança no processo, sistema de software, estrutura organizacional ou até mesmo algo tão pequeno quanto um campo em uma tela. A mudança é inevitável, mas pode ser um desafio para algumas pessoas se adaptarem. É aí que a análise de negócios aparece para apoiar e facilitar o processo de mudança.

O aspecto humano da mudança

No entanto, Heather observa que muitas vezes as organizações negligenciam a consideração do elemento humano envolvido na mudança. Os profissionais de análise de negócios podem gastar muito tempo validando e selecionando mudanças, mas as pessoas afetadas pela mudança geralmente são deixadas de fora do processo. Portanto, é fundamental considerar como os indivíduos reagirão à mudança e como minimizar quaisquer impactos negativos em seu trabalho e bem-estar.

O Papel da Análise de Negócios na Mudança

Os profissionais de análise de negócios não são apenas encarregados de concluir tarefas e garantir a conformidade, mas também de facilitar o gerenciamento de mudanças. Eles devem reconhecer que a organização está em constante evolução e os funcionários devem se adaptar de acordo. Heather enfatiza que as organizações devem ser “nimble” e adaptáveis, e os profissionais de análise de negócios podem ajudar utilizando as ferramentas e técnicas descritas no Guia BABOK (Business Analysis Body of Knowledge).

Em um projeto típico, vários stakeholders desempenham papéis diferentes, trazendo seus pontos de vista e perspectivas exclusivos para a iniciativa. Os profissionais de análise de negócios devem levar em consideração todos esses pontos de vista ao apoiar uma mudança. Compreender os stakeholders e suas necessidades é fundamental para facilitar o gerenciamento de mudanças eficaz.

A mudança pode ser estressante e causar ansiedade para alguns indivíduos. Os profissionais de análise de negócios devem ser empáticos e entender as reações dos indivíduos à mudança. Heather aconselha que os profissionais de análise de negócios usem a análise de stakeholders para entender as pessoas e considerar suas funções e experiência com o sistema ou processo que está sendo mudado.

Resumo

A análise de negócios desempenha um papel vital no suporte ao gerenciamento de mudanças nas organizações. O elemento humano envolvido na mudança deve ser uma consideração crítica, e os profissionais de análise de negócios devem reconhecê-lo e abordá-lo. As organizações devem ser adaptáveis, e os profissionais de análise de negócios podem facilitar isso utilizando as ferramentas e técnicas descritas no guia BABOK. Compreender as partes interessadas e suas perspectivas é fundamental para apoiar a gestão de mudanças de forma eficaz.


Conecte-se com Heather Mylan-Mains no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/heathermylanmains/

Formação em Análise de Negócios com base no Guia BABOK

Aprenda Análise de Negócios com base no Guia BABOK de forma fácil e divertida com Fabrício Laguna.