![Interação homem-máquina usando conversação em linguagem natural](https://giganteconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image.png)
Uma série de aplicativos já está sendo lançada utilizando a IA do ChatGPT como uma plataforma para responder a perguntas dos usuários ou gerar textos sobre domínios específicos. É um uso interessante da tecnologia, mas com impacto ainda limitado. O jogo vai mudar quando a IA passar a atuar como um agente com acesso a registrar transações a partir da interface com o usuário em linguagem natural. Vamos sonhar um pouco?
Este é o primeiro de uma série de 3 artigos onde pretendo explorar possíveis avanços da IA em diferentes trilhas:
1. Interface com o usuário em linguagem natural
2. IA com acesso às bases de conhecimentos do negócio
3. Sistemas dinâmicos com mudanças de processos e regras
O objetivo dessa série não é a de apresentar o estado atual da tecnologia disponível, mas desenhar os próximos estágios de evolução para guiar investimentos de pesquisa e desenvolvimento. Não se trata de prever o futuro, mas de projetá-lo a partir do que podemos ver hoje.
A Evolução da Interface com o Usuário
A maneira como interagimos com máquinas muda diariamente com a evolução tecnológica e a disponibilidade de novos produtos cada vez mais aprimorados. Algumas mudanças, contudo, podem ser classificadas como grandes ondas históricas de transformação que revolucionaram essa interação. Veja 3 das mais representativas no uso de computadores:
- A criação da Interface Gráfica de Usuário nos computadores pessoais da década de 1980.
- A navegação em hipertexto na World Wide Web com a popularização da Internet na década de 1990.
- A interação via toque na tela em dispositivos móveis na primeira década dos anos 2000.
A comunicação em linguagem natural com IAs baseadas em modelos de linguagem que estamos vivenciando no momento representa uma nova revolução na interface homem-máquina, possivelmente maior do que as 3 anteriores. Essa revolução está apenas começando.
![Ondas evolutivas na interface homem-máquina](https://giganteconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-1-1024x576.png)
(Criado pelo autor usando Microsoft Bing, Designer e Power Point)
Hoje: ChatBots com uso de Linguagem Natural
As novas inteligências artificiais baseadas em modelos de linguagem, como o ChatGPT, o Chat Bing ou Google Bard, são acessadas na forma de um ChatBot de uso genérico. Isso significa que o usuário deve acessar uma caixa de comando (prompt) e digitar uma instrução de entrada que será processada pela IA que irá produzir e retornar uma resposta.
![Modelo de uso da IA hoje](https://giganteconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-2-1024x426.png)
Essas IAs também tem certa capacidade de manter o contexto de uma conversa, fazendo com que uma resposta possa não somente considerar as instruções da última entrada, mas também o histórico de informações trocadas em várias interações passadas. Isso torna seu uso muito mais conversacional do que simplesmente “pergunta e resposta” como nos tradicionais engines de busca na internet Google ou Bing. É possível “iterar” no processo de troca de mensagens e trabalhar com o ChatBot como um parceiro na construção de um conteúdo refinando progressivamente o resultado.
Algumas aplicações já estão disponíveis a partir do treinamento dos modelos de linguagem genéricos com uma camada adicional de conhecimento proprietário sobre um domínio de conhecimento, especialidade ou negócio específico. Alguns exemplos de domínios são: mercado imobiliário [1][2], metodologias de gestão [3], metodologias de desenvolvimento de software [4]. Com esta camada adicional e especializada no domínio, os usuários podem fazer perguntas a um “consultor virtual” diferenciado.
O próximo passo na evolução é transformar o que hoje é uma aplicação de ChatBot em um Agente para ser utilizado como interface transacional por outras aplicações e equipamentos. Continue lendo esse artigo para entender.
Linguagem Natural: O ápice da Interface
Uma das principais barreiras para a inclusão digital hoje é a interface humano-computador. Para utilizar uma tecnologia, o usuário precisa aprender a usá-la. Não basta ter domínio do assunto tratado, é preciso conhecer a ferramenta e entender sua lógica de menus, botões, janelas, atalhos, estrutura.
Por exemplo, um engenheiro civil que seja muito bem formado e experiente na elaboração de plantas utilizando papel e nanquim, não está imediatamente capacitado a desenvolver projetos em uma ferramenta CAD. Na realidade, a interface complexa de menus e comandos representou uma barreira para vários profissionais mais antigos continuarem no mercado.
Um médico, após anos de treinamento e prática em medicina e conhecendo profundamente o corpo humano, ainda terá que aprender os comandos e passos descritos nos manuais dos equipamentos e softwares de diagnóstico para poder aproveitar os avanços da tecnologia.
Um gerente de contas em um banco precisa decorar uma série de códigos e ser treinado em dezenas de aplicativos para poder abrir contas, negociar investimentos, fazer empréstimos e atender às solicitações de seus clientes. E se mudar de emprego para trabalhar em um outro banco, terá que aprender tudo novamente, pois os sistemas são diferentes.
O poder da Interface de Usuário com Linguagem Natural
A disponibilização de uma interface em linguagem natural irá permitir a ampliação do uso da tecnologia para usuários menos digitais. O engenheiro ainda precisará conhecer engenharia, o médico precisará saber medicina e o gerente de banco terá que conhecer os produtos bancários, mas não precisarão perder tempo aprendendo os comandos, menus e interfaces específicas de um sistema.
A melhor maneira que a humanidade criou de se comunicar é através da linguagem. O que se apresenta num horizonte próximo são sistemas capazes de realizar transações a partir de comandos feitos em linguagem natural, com compreensão das necessidades levando em conta o contexto das solicitações do usuário.
Além do aumento da produtividade e eficiência, este tipo de interface irá permitir o acesso dos “iletrados digitais” na economia digital. Bastará ter domínio do assunto e saber se comunicar usando a linguagem de palavras para definir objetivos e indicar comandos para serem executados por um Agende de IA capaz de entender o que foi pedindo dentro do seu contexto.
Amanhã: Agentes de IA com Interface em Linguagem Natural
Um Agente é uma IA desenhada para pensar e agir de forma independente [5]. A partir de um objetivo fornecido pelo usuário, o Agente segue um diálogo interno para estabelecer as tarefas que precisa realizar e passa a executar comandos em interação com o ambiente externo retroalimentando o seu entendimento do contexto para reavaliar e ajustar os próximos passos até que o objetivo seja alcançado.
Além da modelo de linguagem grande (LLM) obtido por aprendizado de máquina, o agente é capaz de pesquisar informações online na internet, interagir com outros sistemas por comandos via troca de mensagens (API) e até trocar mensagens com outros usuários através de emails ou interfaces próprias.
![Modelo de uso da IA amanhã](https://giganteconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/08/image-3-1024x747.png)
Não se trata de uma automação convencional de tarefas porque as tarefas não precisam ser previamente definidas num modelo tradicional de programação. O Agente de IA pode redefinir e fazer os ajustes necessários para alcançar o objetivo definido pelo usuário de maneira autônoma e adequar-se durante o processo.
Isso muda a maneira como interagimos com sistemas. Conversando com seu Agente como se fosse um Assistente Pessoal, o usuário não precisa mais conhecer os comandos e interfaces dos sistemas que precisam ser acessados numa ordem específica para alcançar seu objetivo. Toda essa complexidade passa a ser transparente para o usuário e gerenciada pelo Agente.
Agentes de IA com Linguagem Natural no Seu Negócio
Pense num Agente de IA baseado em modelo de linguagem como um componente a ser acoplado ao seu negócio e configurado para dar acesso a todos os serviços digitais que sua empresa oferece a seus clientes, colaboradores e parceiros. Assim como criamos no passado um canal na Internet (Intranet ou Extranet) para aprimorarmos nossas interfaces e otimizar nossos negócios, pense que agora a nova interface é de linguagem natural e comece a se fazer as seguintes questões:
- Quais stakeholders estão hoje fora do seu negócio e poderão ser integrados por esse novo canal com linguagem natural?
- Quais novos serviços poderão ser prestados?
- Que serviços (internos e externos) poderão ser melhorados com a simplificação da complexidade do acesso?
- Quais processos podem ser totalmente (ou parcialmente) executados por IA?
- Como isso pode representar um diferencial competitivo para o seu negócio?
Essas questões poderão indicar um caminho para que seu negócio possa explorar esse novo cenário e transformar a forma como a tecnologia é utilizada em sua organização.
Gaps: Desafios a Serem Vencidos
A maior parte dos exemplos que temos visto de uso da IA em negócios tradicionais ainda são de ChatBots de pergunta e resposta, com avisos de isenção de responsabilidade (disclaimer) sobre a qualidade das respostas, que muitas vezes não são de boa qualidade. Mas o futuro não está tão distante. Já existem plataformas e provedores de solução que permitem a criação de Agentes de IA que funcionam como interface para realizar as transações do seu negócio em linguagem natural. [6][7]
Mas é bom ressaltar que ainda há muito a ser feito antes de disponibilizar acesso às transações de sua empresa a uma IA. Uma série de desafios precisa ser superada com a inclusão de testes, experimentos e criação de barreiras para garantir que:
- a IA utilizada tenha a capacidade de compreensão profunda do contexto e da intenção do usuário e não realize transações de maneira equivocada;
- questões éticas sejam adequadamente endereçadas e evite que um Agente de IA possa causar danos ou prejudicar pessoas para alcançar seus objetivos;
- a privacidade das informações seja garantida e o acesso seja restrito a alçadas e perfis definidos;
- os dados utilizados para o treinamento da IA sejam livres vieses que venham a levar a decisões ou ações preconceituosas;
- a IA melhore sua capacidade de lidar com ambiguidades e perguntas complexas sem “delírios” ou assumindo informações que podem levar a erros;
- APIs sejam desenvolvidas para possibilitar o acesso a transações do seu negócio pelos agentes com a segurança necessária.
Não menosprezo a dificuldade para superar esses desafios, mas considero que serão superados em breve, ou seja, esteja pronto para alavancar a visão estratégica do seu negócio usando IA o quanto antes e aproveite a oportunidade do pioneirismo.
Considerações Finais
Neste primeiro artigo da série, exploramos os avanços significativos na interface com o usuário através de linguagem natural, representados pelos novos modelos de linguagem. Constatamos que estamos vivendo uma revolução na interação humano-máquina, e a evolução tecnológica tem permitido que a comunicação com máquinas seja cada vez mais natural e intuitiva. Os ChatBots baseados em modelos de linguagem possibilitam uma interação mais conversacional, superando os tradicionais motores de busca na internet.
O potencial dessa interface em linguagem natural é notável, especialmente quando se trata de tornar a tecnologia mais acessível para usuários menos técnicos. Ao eliminar a necessidade de aprender interfaces complexas, Agentes de IA possibilitarão que profissionais de diversas áreas concentrem-se em suas especialidades sem perder tempo com treinamentos específicos de sistemas. Essa mudança tem o poder de promover a inclusão digital e oferecer oportunidades para “iletrados digitais” na economia digital.
No futuro, Agentes equipados com modelos de linguagem integrados a aplicações de negócio funcionarão como interfaces para realizar transações, tornando-se a forma primária de interação com os serviços oferecidos pelas empresas.
Esta série de artigos tem como objetivo justamente projetar esses próximos estágios de evolução, guiando investimentos em pesquisa e desenvolvimento e impulsionando a sociedade em direção a uma era de maior interação e cooperação com a tecnologia.
Sejamos pioneiros nessa jornada para construir um futuro onde a inteligência artificial e a linguagem natural caminhem lado a lado em harmonia, trazendo inovação e prosperidade para todos.
Aguarde os próximos artigos e deixe seus comentários para contribuir com essa discussão.
Referências
[1] Startup brasileira cria “ChatGPT do setor imobiliário”; https://imoveis.estadao.com.br/noticias/startup-brasileira-cria-chatgpt-do-setor-imobiliario/
[2] Lais, uma assistente digital voltada para o mercado imobiliário; https://laisriopreto.com.br/
[3] PM Otto, um assistente digital para Gestão de Projetos; https://www.pmotto.ai/
[4] Ágil GPT, um assistente digital para metodologias ágeis de desenvolvimento de sistemas; https://argon.tec.br/mentoria-agil/
[5] What is an AI agent?; https://zapier.com/blog/ai-agent/
[6] Build AI Agents at Scale – No Coding Required!; https://fine-tuner.ai/
[7] AI Agents: Power Up Your Productivity; https://aiagent.app/
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