Você já imaginou como será o futuro dos praticantes da análise de negócios com inteligência artificial? Pois bem, vamos embarcar em uma aventura futurística e descobrir como a colaboração entre esses profissionais e a inteligência artificial (IA) pode revolucionar a forma como percebemos e reagimos à mudanças num contexto de negócio. Prepare-se para uma viagem alucinante!
O video: Uma Visão Futurística da Análise de Negócios com Inteligência Artificial
Imagine um mundo no ano 20XX – Não ouso colocar um número aqui. Esse desafio eu deixo para você – onde um analista de negócios utiliza um assistente de IA para ajudá-lo em suas tarefas diárias. É como ter um amigo superinteligente e antenado na palma da mão com quem você pode conversar, tirar suas dúvidas e pedir para fazer as tarefas chatas que você precisa que sejam feitas, mas não quer fazer! Eles se comunicam através de uma interface incrível, que projeta imagens e fornece informações em tempo real.
Benefícios da Colaboração entre Humanos e IA
Com essa parceria de dar inveja, o analista tem acesso a uma série de funcionalidades que facilitam sua vida. Ele pode contar com a IA para organizar sua agenda, verificar as tarefas do dia e até mesmo analisar as transações comerciais passadas da sua empresa. É como ter um assistente pessoal ultraeficiente!
Como especialista em detectar padrões e tendências, a IA ajuda o analista a identificar comportamentos fora do comum. Nada escapa aos olhos afiados dessa dupla! A IA apresenta gráficos e diagramas para que o analista possa visualizar as informações de forma clara e intuitiva. O analista especifica novos requisitos para a IA implementar em um piscar de olhos e o negócio é atualizado no tempo de uma simples conversa.
Limitações e Desafios da Análise de Negócios com Inteligência Artificial
Este é um cenário futurista. Apesar dos recentes avanços da IA, ainda existem algumas limitações a serem superadas. Para que um cenário como este do vídeo seja possível, a IA precisaria ter acesso a bases de informação completas e atualizadas da organização. Ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar a qualidade dos dados e garantir que a IA tenha acesso a todas as informações relevantes sem colocar em risco a privacidade e segurança dos envolvidos.
Entre as fontes de informação listadas no video pode-se identificar:
- Banco de dados de transações comerciais: Para realizar a avaliação das transações comerciais do último período, a IA precisaria ter acesso a um banco de dados que contenha as informações das transações realizadas pela empresa.
- Dados de transações de clientes: Para identificar comportamentos fora do padrão, a IA precisaria ter acesso a dados de comportamento de clientes, como o processo de compra e a interação com o sistema da empresa.
- Base de conhecimento sobre políticas e regras de negócio: A IA precisaria ter acesso a uma base de conhecimento contendo as regras de negócio aplicáveis à empresa, para identificar mudanças recentes e fornecer informações relevantes ao analista.
- Dados de desempenho da empresa: A IA acessaria dados de desempenho da empresa, como indicadores-chave de desempenho (KPIs), métricas financeiras e dados operacionais, para apresentar gráficos de tendências e análises comparativas.
- Base de conhecimento de lições aprendidas: Para exibir as possíveis causas raízes em um diagrama de espinha de peixe, a IA precisaria ter acesso a uma base de conhecimento que contenha uma lista abrangente de causas raízes relacionadas aos problemas identificados.
- Código fonte e sistema de desenvolvimento: Para realizar a atualização do código e realizar as alterações necessárias, a IA teria que ter acesso ao código fonte do sistema em questão e a um ambiente de desenvolvimento que permita a aplicação dessas mudanças, bem como a acessos para implantação em ambientes de testes controlados e de produção.
Me parece que hoje ninguém está disposto a colocar todas essas informações a disposição de ferramentas como o ChatGPT. Principalmente no que diz respeito a automatizar a realização de mudanças de sistemas em produção. A IA do futuro precisará respeitar as políticas de proteção de dados e garantir que as informações sejam utilizadas de forma segura e responsável. A colaboração entre humanos e IA exige uma abordagem consciente e transparente.
Tecnologias Disponíveis e Em Desenvolvimento
Mas não pense que estamos muito longe, a tecnologia está avançando a passos largos! Já existem diversas tecnologias de IA disponíveis que fazem muito do que foi listado nesta história e pesquisadores continuam trabalhando duro para aprimorar suas capacidades.
Veja abaixo uma lista de funcionalidades que são oferecidas pela IA no video sobre o futuro e que já são providas de alguma maneira por soluções tecnológicas atuais:
- Reconhecimento e transcrição de fala.
- Acesso à interface de um Assistente de IA por linguagem natural.
- Resposta a perguntas e solicitações com orientações relevantes.
- Visualização da respostas da IA na forma de uma pessoa utilizando um avatar.
- Apresentação de informações projetadas em imagens e gráficos.
- Lista de tarefas e controle de agenda do usuário.
- Análise de tendências com base em dados disponíveis.
- Identificação de possíveis causas raízes em um diagrama de espinha de peixe.
- Informação sobre histórico de mudanças na base de conhecimento.
- Análise de regras de negócio.
- Comparação de dados de diferentes períodos para análises quantitativas e identificação de padrões.
- Geração de código-fonte.
- Configuração de alarmes.
Em breve, teremos IAs ainda mais inteligente e eficiente ao nosso lado fazendo essas tarefas com muito mais confiabilidade. A integração entre elas é apenas uma questão de tempo.
Impactos e Considerações Futuras para a Análise de Negócios com Inteligência Artificial
A colaboração entre analistas de negócios e IA promete revolucionar a forma como trabalhamos tornando os negócios muito mais nimble. Essa parceria permite aos analistas focar em análises mais estratégicas e criativas, enquanto a IA cuida das tarefas rotineiras e da análise de dados complexos. Juntos, eles formam uma dupla imbatível!
Mas o papel do analista de negócios é fundamental nessa história. A IA é uma parceira incrível, mas ainda depende do conhecimento humano para interpretar os resultados, tomar decisões e agir de forma ética. A união entre cérebro humano e poder computacional é o segredo para o sucesso.
Considerações Finais
Esse video é apenas um vislumbre do que o futuro pode nos trazer e uma provocação para pensarmos sobre isso. Como analistas, somos nós os responsáveis por definir os requisitos que vão guiar os próximos passos. Estamos a frente das iniciativas de evolução de negócios de nossas empresas e precisamos guiar o debate de como usaremos a IA de forma ética, responsável e segura.
A colaboração entre analistas de negócios e IA está apenas começando. Abrace essa parceria, esteja aberto às possibilidades e prepare-se para uma jornada cheia de descobertas e inovações. Juntos, AN e IA podem criar um mundo de negócios ainda mais inteligente, dinâmico e produtivo!
Caso ainda não tenha assistido, que tal conferir o vídeo que acompanha este artigo lá no início? Lá você encontrará uma visão animada e divertida dessa aventura futurística. Vamos juntos nessa jornada emocionante!
Outros artigos e videos sobre Inteligência Artificial
- Explorando a Fronteira da IA: Acesso em Linguagem Natural
- Explorando a Fronteira da IA: Bases de Conhecimento Integradas
- Explorando a Fronteira da IA: Reconfiguração Dinâmica
- O grande debate – riscos e benefícios da IA
- Pouca gente entendeu o maior avanço trazido pelo Chat GPT
- Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais do Surpreendente ChatGPT
- O Chat GPT sabe diferenciar Regras de Requisitos. Você sabe?
- Como o Chat GPT pode apoiar a Análise de Negócios?
- Chat GPT como ferramenta para análise de negócios
- A Inteligência Artificial vai tomar o meu lugar?
- Entrevista com Chat GPT
Referências
Para a produção deste artigo e vídeo, foram realizados prompts e testes com o seguinte modelo de linguagem baseados em Inteligência Artificial:
- Chat GPT, OpenAI, https://chat.openai.com/chat
A personagem usada no vídeo para representar o ChatGPT foi criada em:
- Synthesia, https://synthesia.io/