Análise de Negócios de Alto Impacto

Você já se perguntou como impulsionar o sucesso de uma organização? Entenda o poder da análise de negócios de alto impacto e como desenvolvê-la.

Durante a conferência BA & Beyond 2023 em Leuven na Bélgica eu pude coordenar uma sessão de debate no formato Fishbowl sobre Análise de Negócios de alto impacto. Este artigo é um resumo das principais ideias apresentadas pelos participantes.

O que é uma Análise de Negócios de alto impacto?

Medir o impacto da análise de negócios é essencial para avaliar o valor que ela agrega aos stakeholders em um contexto específico. Durante a sessão, os participantes destacaram três resultados principais que podem ser alcançados por meio dessa prática:

  1. Alinhamento entre estratégia e operação
  2. Entendimento compartilhado
  3. Viabilização mudança

Alinhamento entre estratégia e operação

Mais importante do que trabalhar da forma correta é garantir que a organização está trabalhando nas coisas certas, ou seja, investindo seus recursos em ações que irão trazer os resultados estratégicos esperados. Mas muitas vezes esses resultados não estão claramente definidos ou são desconhecidos pelo pessoal que está na operação ou na entrega de projetos de transformação organizacional.

A prática da Análise de Negócios permite articular de forma mais clara e explícita as metas e resultados desejados e avaliar o impacto de cada iniciativa para o alcance desses resultados.

Entendimento compartilhado

Cada stakeholder percebe uma situação de uma perspectiva individual e específica. Muitos projetos de transformação organizacional falham porque os envolvidos não compartilham a mesma visão. Falar a mesma lingua torna-se um desafio ainda maior quando várias áreas de especialidades e origens diferentes participam da transformação com suas agendas pessoais, nem sempre explícitas.

Com o uso de conceitos e técnicas de análise de negócios é possível construir um ambiente de colaboração e comunicação clara, onde todos podem expressar seus pontos de vista e construir uma visão compartilhada do entendimento sobre a mudança a ser realizada.

Viabilização da mudança

Alinhamento estratégico e o entendimento compartilhado não geram resultado algum se a organização não se transformar. É na transformação organizacional que o impacto da análise de negócios é percebido pelos stakeholder e os indicadores de negócio podem ser medidos. A transformação não depende somente da AN, mas de um conjunto de disciplinas alinhadas que são apoiadas e guiadas pelos resultados descritos anteriormente.

O que é necessário para realizar uma Análise de Negócios de alto impacto?

Durante a sessão os debatedores listaram diversas técnicas que são utilizadas por analistas de negócios para alcançar os resultados citados anteriormente. O Guia BABOK lista 50 técnicas e mais dezenas de outras podem ser encontradas nas publicações adicionais do IIBA para contextos específicos como Análise Ágil, Product Ownership Análysis, Ciber segurança, Data Analytics e Arquitetura de Negócios.

Dominar o uso de técnicas e saber aplicá-las de maneira adequada ao contexto é o que habilita um profissional a realizar uma Análise de Negócios de alto impacto, mas a habilidade em si só não é suficiente. É preciso também ter também um mindset que se comprometa com os resultados de valor. É desse Mindset de Análise de Negócios que vem a motivação para atuar em prol do entendimento das reais necessidades e busca das soluções de maior para os stakeholders dento do seu contexto específico.

Análise de negócios de alto impacto

Como desenvolver uma capacidade de Análise de Negócios

Para que uma organização possa realmente alcançar os impactos transformadores da análise de negócios, é essencial investir no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos necessários em sua equipe. Uma maneira eficaz de atingir esse objetivo é por meio do estudo e da prática consistente das técnicas e conceitos apresentados no Guia BABOK.

Ao dominar essas técnicas e conceitos, os profissionais de análise de negócios adquirem uma compreensão aprofundada das melhores práticas e abordagens para enfrentar os desafios organizacionais. Esse conhecimento especializado é fundamental para identificar as necessidades dos stakeholders, articular metas claras e definir estratégias eficazes para alcançá-las.

A prática constante das técnicas de análise de negócios é capaz de desenvovler o mindset de análise de negócios. Esse mindset representa uma forma específica de entender a realidade, moldando atitudes e comportamentos que geram a motivação necessária para gerar impacto real.

O mindset de análise de negócios impulsiona a busca contínua pela compreensão das reais necessidades dos stakeholders e a exploração de soluções inovadoras e eficazes. Ele incentiva a colaboração e a comunicação clara entre as partes interessadas, facilitando a criação de uma visão compartilhada e o alinhamento estratégico.

Ao desenvolver o mindset de análise de negócios e combinar isso com as habilidades técnicas adquiridas por meio do estudo e prática consistente das técnicas do BABOK, as equipes podem desempenhar um papel fundamental na condução de análises de negócios de alto impacto tornando as organizações nimble. Isso resultará em transformações organizacionais bem-sucedidas, alinhamento estratégico efetivo e resultados significativos para todas as partes interessadas envolvidas.

Portanto, ao investir no desenvolvimento profissional capacitando a equipe com as ferramentas e conhecimentos do BABOK, as organizações estarão preparadas para enfrentar os desafios do mercado atual, impulsionando a inovação, o crescimento sustentável e alcançando os resultados positivos esperados. A análise de negócios é uma capacidade essencial para a excelência organizacional, possibilitando o alcance de um impacto transformador.