Workshop: O despertar do Mindset de Análise de Negócios

O Mindset de Análise de Negócios pode alavancar carreiras e desenvolver uma cultura corporativa orientada a resultados de negócio.

The Business Analysis Mindset

TREINAMENTO IN-COMPANY

Nosso comportamento é um resultado direto da maneira como pensamos. A forma como um indivíduo percebe o mundo molda sua maneira de agir. Se uma organização espera que seus colaboradores mudem de postura e comportem-se de uma maneira diferente, ela necessariamente precisa investir em transformar o mindset da sua cultura corporativa de forma deliberada.

O mindset de Análise de Negócios simples e fácil de entender

O mindset de análise de negócios é um conjunto dinâmico de atitudes, comportamentos, crenças, modelos mentais, tendências emocionais e valores, que impulsionam melhorias contínuas nos negócios, em vez de apenas fazer o mesmo trabalho repetidamente.

Neste workshop o mindset de análise de negócios é apresentado em contraponto ao mindset de operação de negócios (veja o quadro de visão geral abaixo) estimulando o profissional a desenvolver uma postura que ajude o negócio a se tornar nimble.

Nimble é a capacidade de uma organização de navegar em ambientes de negócios imprevisíveis e operacionalizar a inovação por meio de uma capacidade escalável de entender e responder às mudanças com precisão e velocidade.

O mindset é apresentado em 13 quadros acompanhados de causos que os ilustram e técnicas de Análise de Negócios que permitem vivenciar o mindset em ação com atividades práticas realizadas durante este workshop.

A prática consistente e repetitiva de técnicas e conceitos de Análise de Negócios desenvolve o mindset. O mindset transforma a prática em algo automático e natural que muda a forma como as pessoas se comportam.

OBJETIVOS

  • Explicar o Mindset de Análise de Negócios de forma simples e fácil de entender, e acessível a qualquer profissional, independentemente de cargo ou função.
  • Praticar técnicas de Análise de negócios para ilustrar cada um dos componentes do mindset.
  • Desenvolver nos participantes um foco orientado a resultado de valor e uma postura de liderança para conduzir transformações organizacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceito de Mindset
  • O Mindset de Análise de Negócios
    • Tendências Emocionais
    • Valores
    • Padrões Comportamentais
    • Atitudes
    • Comportamentos
    • Crenças
    • Modelos Mentais
  • Causos e exemplos
    • Liderando mudanças
    • Bar lotado com cerveja de graça
    • A origem dos projetos
    • Matar ideias pode prejudicar seu futuro
    • A nova roupa do imperador
    • O martelador das rodas do trem
    • A raíz do problema
    • A plantação de feno e a compra do caminhão
    • O sistema de medição de market share
    • Os Croods e o medo do desconhecido
    • Histórias de sucesso
    • A sala de cheques
    • Os dois meninos e a laranja
    • Quem tem culpa no jardim da Dona Cleusa?
  • Técnicas e exercícios
    • Workshop
    • Planejamento Estratégico
    • KPI – Indicadores Chave de Desempenho
    • Análise SWOT
    • Declaração do Problema
    • Análise de Causa Raiz
    • Experimentação
    • Definição de hipótese para experimentação
    • MVP
    • Observação
    • Análise de Stakeholders
    • Brainstorming
    • Mapeamento do fluxo de valor
    • Estudo de Viabilidade
    • Especificação de Requisitos e Design

Visão Geral do Mindset de Análise de Negócios

CARGA HORÁRIA

16 horas

ABORDAGEM

A ilustração de cada componente com um causo ajuda na memorização e entendimento.

As técnicas são apresentadas de forma superficial, apenas até o nível necessário para permitir o exercício prático em estudos de casos propostos pelo instrutuor. Vivenciando uma experiência prática, o aluno assimila a forma de pensar e desenvolve o seu mindset de análise de negócios.

PÚBLICO ALVO

Este curso não é focado em profissionais de uma área de atuação específica, mas é indicado a qualquer profissional que deseja desenvolver seu mindset de análise de negócios para apoiar a organização onde atua a obter melhores resultados de negócio.

Exemplos de profissionais que podem se beneficiar desse treinamento:

  • Profissionais de TI que desenvolvem sistemas e soluções viáveis e que promovam uma melhor experiência de seus usuários.
  • Gestores que coordenam iniciativas com uso de recursos escassos em busca de melhoria contínua.
  • Vendedores que precisam atuar de forma consultiva para agregar mais valor a seus clientes.
  • Analistas e Consultores que atuam para identificar gaps e transformá-los em oportunidades de melhoria.
  • Técnicos de operação ou atendimento que buscam uma postura de liderança através da promoção de melhorias no seu escopo de atuação.
  • Profissionais liberais que, além de desempenharem a sua profissão especializada em benefício de seus clientes, precisam pensar no sucesso de seu próprio negócio.