TREINAMENTO IN-COMPANY
Nosso comportamento é um resultado direto da maneira como pensamos. A forma como um indivíduo percebe o mundo molda sua maneira de agir. Se uma organização espera que seus colaboradores mudem de postura e comportem-se de uma maneira diferente, ela necessariamente precisa investir em transformar o mindset da sua cultura corporativa de forma deliberada.
O mindset de análise de negócios é um conjunto dinâmico de atitudes, comportamentos, crenças, modelos mentais, tendências emocionais e valores, que impulsionam melhorias contínuas nos negócios, em vez de apenas fazer o mesmo trabalho repetidamente.
Neste workshop o mindset de análise de negócios é apresentado em contraponto ao mindset de operação de negócios (veja o quadro de visão geral abaixo) estimulando o profissional a desenvolver uma postura que ajude o negócio a se tornar nimble.
Nimble é a capacidade de uma organização de navegar em ambientes de negócios imprevisíveis e operacionalizar a inovação por meio de uma capacidade escalável de entender e responder às mudanças com precisão e velocidade.
O mindset é apresentado em 13 quadros acompanhados de causos que os ilustram e técnicas de Análise de Negócios que permitem vivenciar o mindset em ação com atividades práticas realizadas durante este workshop.
A prática consistente e repetitiva de técnicas e conceitos de Análise de Negócios desenvolve o mindset. O mindset transforma a prática em algo automático e natural que muda a forma como as pessoas se comportam.
OBJETIVOS
- Explicar o Mindset de Análise de Negócios de forma simples e fácil de entender, e acessível a qualquer profissional, independentemente de cargo ou função.
- Praticar técnicas de Análise de negócios para ilustrar cada um dos componentes do mindset.
- Desenvolver nos participantes um foco orientado a resultado de valor e uma postura de liderança para conduzir transformações organizacionais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceito de Mindset
- O Mindset de Análise de Negócios
- Tendências Emocionais
- Valores
- Padrões Comportamentais
- Atitudes
- Comportamentos
- Crenças
- Modelos Mentais
- Causos e exemplos
- Liderando mudanças
- Bar lotado com cerveja de graça
- A origem dos projetos
- Matar ideias pode prejudicar seu futuro
- A nova roupa do imperador
- O martelador das rodas do trem
- A raíz do problema
- A plantação de feno e a compra do caminhão
- O sistema de medição de market share
- Os Croods e o medo do desconhecido
- Histórias de sucesso
- A sala de cheques
- Os dois meninos e a laranja
- Quem tem culpa no jardim da Dona Cleusa?
- Técnicas e exercícios
- Workshop
- Planejamento Estratégico
- KPI – Indicadores Chave de Desempenho
- Análise SWOT
- Declaração do Problema
- Análise de Causa Raiz
- Experimentação
- Definição de hipótese para experimentação
- MVP
- Observação
- Análise de Stakeholders
- Brainstorming
- Mapeamento do fluxo de valor
- Estudo de Viabilidade
- Especificação de Requisitos e Design
Visão Geral do Mindset de Análise de Negócios
CARGA HORÁRIA
16 horas
ABORDAGEM
A ilustração de cada componente com um causo ajuda na memorização e entendimento.
As técnicas são apresentadas de forma superficial, apenas até o nível necessário para permitir o exercício prático em estudos de casos propostos pelo instrutuor. Vivenciando uma experiência prática, o aluno assimila a forma de pensar e desenvolve o seu mindset de análise de negócios.
PÚBLICO ALVO
Este curso não é focado em profissionais de uma área de atuação específica, mas é indicado a qualquer profissional que deseja desenvolver seu mindset de análise de negócios para apoiar a organização onde atua a obter melhores resultados de negócio.
Exemplos de profissionais que podem se beneficiar desse treinamento:
- Profissionais de TI que desenvolvem sistemas e soluções viáveis e que promovam uma melhor experiência de seus usuários.
- Gestores que coordenam iniciativas com uso de recursos escassos em busca de melhoria contínua.
- Vendedores que precisam atuar de forma consultiva para agregar mais valor a seus clientes.
- Analistas e Consultores que atuam para identificar gaps e transformá-los em oportunidades de melhoria.
- Técnicos de operação ou atendimento que buscam uma postura de liderança através da promoção de melhorias no seu escopo de atuação.
- Profissionais liberais que, além de desempenharem a sua profissão especializada em benefício de seus clientes, precisam pensar no sucesso de seu próprio negócio.