TREINAMENTO IN-COMPANY
Não há dúvida de que a comunicação é o maior desafio de qualquer negócio. Talvez o maior desafio da vida em sociedade. Conseguir explicar claramente o que se pretende e entender sem equívocos o que é dito por outros depende do estabelecimento de uma linguagem comum, com termos e significados compartilhados em consenso. É disso que trata este treinamento.
Um modelo de conceitos começa com um glossário, que normalmente se concentra nos conceitos substantivos principais de um domínio, e segue com a definição dos verbos que relacionam estes substantivos. Modelos de conceitos valorizam definições de alta qualidade, independentes do design e são livres do viés da modelagem de dados ou da implementação. Servem como a base do entendimento mútuo e fornecem o alicerce para a aplicação de outras técnicas de análise de negócios e modelagem de requisitos e regras de negócio.
Um modelo de conceitos identifica a escolha correta de termos para usar nas comunicações. É especialmente importante quando distinções de alta precisão e sutis precisam ser feitas. (Veja o video Esquerda ou Direita para ver um exemplo prático de uso de um modelo de conceitos).
Este curso é recomendado como ponto de partida para obter melhores resultados na utilização de outras técnicas de Análise como a Análise da Estratégia, Especificação de Regras de Negócios, Modelagem de Decisões, Modelagem e Gerencioamento de Requisitos.
OBJETIVO DESTE TREINAMENTO
- Fornecer ao analista uma técnica capaz de coletar conhecimento e obter consenso entre os stakeholders de diferentes áreas sobre os principais termos relacionados ao negócio.
- Desenvolver competências para definir o vocabulário do negócio que será utilizado em todos os documentos relacionados a requisitos e regras de negócios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Importância da definição de conceitos
- Perguntas para conduzir a modelagem de conceitos
- Glossário de Termos
- Sinônimos
- Dicas e truques para a especificação de significados
- Diagrama de Termos e Fatos
- Situações de uso do Modelo
CARGA HORÁRIA
8 horas
ABORDAGEM
Curso prático com a aplicação dos conceitos apresentados em estudos de casos que fazem com que o aluno possa aplicar os conceitos durante o curso, aumentando assim a assimilação e memorização.
Durante o curso os alunos irão criar glossários e diagramas de termos e fatos para estudos de caso propostos. Esta modelagem servirá como material de referência para futuros trabalhos, onde o aluno poderá consultar o trabalho gerado pelo grupo em sala de aula e rememorar os conceitos aprendidos com facilidade.
PÚBLICO ALVO
Este curso é indicado principalmente para analistas de negócios mas também é adequado a outros profissionais que trabalham para descrever, gerenciar ou entender o conhecimento de negócio de suas organizações, como analistas de sistemas, analistas de processos, gestores de produto, advogados e consultores.