Cordel: O gerente de RH que mudou de mindset

Para quem gosta de um bom causo.
Um cordel animado em que um profissional muda de mindset ao aprender a fazer Análise de Negócios.

Uma carreira dedicada à Inovação: com Stefano Levorato

Stefano Levorato, cofundador da SBI – Sociedade Brasileira de Inovação compartilha insights sobre métodos, cultura e exemplos práticos de inovação.

A Cultura de Inovação da Philips: com Daniel Mazon

Daniel Mazon da Philips compartilha insights sobre o papel da liderança na criação de uma cultura de inovação, com comunicação, empoderamento e reconhecimento.

Inovação em gestão de riscos: com Calil Buainain

Calil Buainain aborda a importância da inovação na Mezzo, destacando a integração de tecnologia e métodos para a gestão de riscos e desenvolvimento de projetos.

Inovação no Setor de Energia: Mikio Kawai Jr., CEO da Safira

Mikio Kawai Jr., um dos maiores influenciadores do setor de energia elétrica renovável no Brasil, fala sobre o cenário atual da inovação.

Inovação e Liderança: com Cyro Gazola, CEO do Grupo Skala

No primeiro episódio de ‘A Hora da Inovação’, Ciro Gazola, CEO do grupo Scala Cosméticos, compartilha insights sobre liderança e cultura de inovação.

Palestra: O futuro do trabalho com a inteligência artificial

Palestra para ICMC-USP. Fabrício Laguna explica como as ferramentas de inteligência artificial podem revolucionar a gestão de projetos, produtos e negócios.

Explorando a Fronteira da IA: Reconfiguração Dinâmica

Como seria um mundo autorregulado por IA? Seria aterrorizante ou algo que vale a pena sonhar? Este artigo explora aspectos positivos neste cenário.

Qual é o sotaque da análise de negócios?

Assim como eu, a análise de negócios também possui uma sonoridade que denuncia sua origem. Esse sotaque não pode limitar sua abrangência.

Como destravar uma Carreira em Análise de Negócios?

Laura Brandenburg explora o caminho para o sucesso em uma carreira em análise de negócios. Dicas, estratégias para progressão, auto avaliação e melhores oportunidades.

Explorando a Fronteira da IA: Bases de Conhecimento Integradas

Descubra como a IA e bases de conhecimento integradas revolucionarão nossa interação com a tecnologia e superarão desafios.

Meu MVP (Produto Mínimo Viável) está grande demais?

Entenda o que é um MVP (Produto Mínimo Viável), a diferença de um Produto Mínimo Comercializável, Protótipos, Prova de Conceito e Prova de Valor.

Como resolver problemas de negócio com tecnologia?

Descubra o papel dos analistas de negócios no entendimento de questões centrais, no alinhamento de soluções de TI e na promoção do sucesso do negócio.

Explorando a Fronteira da IA: Acesso em Linguagem Natural

Mergulhe na vanguarda dos avanços da IA com linguagem natural como um modelo de interface do usuário. Uma jornada pelo cenário em constante evolução da IA.

Análise de Negócios com Inteligência Artificial no ano 20XX

Descubra como a análise de negócios com inteligência artificial irá revolucionar a agilidade de negócios, impulsionando a eficiência e a inovação.

Análise de Negócios de Alto Impacto

Você já se perguntou como impulsionar o sucesso de uma organização? Entenda o poder da análise de negócios de alto impacto e como desenvolvê-la.

Workshop: O despertar do Mindset de Análise de Negócios

O Mindset de Análise de Negócios pode alavancar carreiras e desenvolver uma cultura corporativa orientada a resultados de negócio.

O Grande Debate: Riscos e Benefícios da Inteligência Artificial

O ChatGPT enfrenta um oponente digno para debater as implicações éticas e práticas da inteligência artificial. A IA pode ser desenvolvida de forma responsável?

Como a análise de negócios ajuda a mudar com sucesso?

Heather Mylan-Mains apresenta a análise de negócios como um componente crítico de qualquer organização que busca prosperar em uma mudança constante.

Requisitos Funcionais e Requisitos Não Funcionais do Surpreendente ChatGPT

Aprenda a distinguir entre requisitos funcionais e requisitos não funcionais para uma especificação de software.

Pouca gente entendeu o maior avanço trazido pelo Chat GPT

O Chat GPT e outros modelos de linguagem que compreendem a linguagem natural representam o início da quarta onda na forma como interagimos com computadores.

O Chat GPT sabe diferenciar Regras de Requisitos. Você sabe?

Um exemplo prático para entender de uma vez por todas a diferença entre requisitos e regras de negócio e porque é importante mantê-los separados.

O mindset de Análise de Negócios simples e fácil de entender

O mindset de análise de negócios é um conjunto dinâmico de atitudes, comportamentos, crenças, modelos mentais, tendências emocionais e valores, que impulsionam melhoria contínua.

Um framework para entender o Mindset de Análise de Negócios

A metodologia utilizada para descrever o mindset de análise de negócios em uma tabela comparativa simples e fácil de entender.

Por que a análise de negócios é essencial para qualquer profissional?

Keith Ellis apresenta o valor da Análise de Negócios (BA) para que os profissionais de Recursos Humanos (RH) sejam “nimble” e responsivos às mudanças.

Qual é o valor do voluntariado no IIBA?

Linda Parker e Julia Newell compartilham experiências relacionadas ao valor do voluntariado e fornecem dicas práticas sobre como fazer diferença na comunidade.

Nimble vs Ágil: Por que uma palavra só não é suficiente?

Uma análise aprofundada das principais diferenças entre nimble e ágil e uma visão geral de como ser nimble.

Qual é a diferença entre nimble e ágil?

Keith Ellis afirma que uma organização pode implementar metodologias ágeis, mas isso não garante que ela será nimble.

Como o mindfulness pode ajudar um Analista de Negócios?

Kathy Berkidge explica como incorporar o mindfulness (atenção plena) ao trabalho pode levar a uma carreira mais produtiva e gratificante.

Como o Chat GPT pode apoiar a Análise de Negócios?

Em minha segunda entrevista com a Assistente Chat GPT pudemos ver alguns exemplos práticos de sua atuação em conjunto com um Analista de Negócios.

Chat GPT como ferramenta para análise de negócios

O uso de modelos de linguagem em Inteligência Artificial pode alavancar a produtividade da Análise de Negócios.

Como a Neurociência pode ser aplicada ao Mindset de Análise de Negócios?

Com base em estudos de laboratório, Trent Leopold, neurocientista e especialista em análise de negócios, compartilha algumas lições que a Neurociência oferece aos analistas de negócios.

A Inteligência Artificial vai tomar o meu lugar?

Pela primeira vez, o convidado do Brazilian BA não é um humano.

Entrevista com Chat GPT

Conheça como foi o processo de criação da minha entrevista com a Inteligência Artificial Chat GPT para um video do YouTube.

Qual a diferença entre as certificações de Análise de Negócios e de Arquitetura de Negócios?

Amanda Zurn compartilha sua experiência como profissional certificada em análise de negócios (IIBA-CBAP) e arquiteta de negócios certificada (BA Guild Certified).

Por que usar uma ferramenta de Gerenciamento de Requisitos?

Barbara Carkenord explica os recursos mais valiosos das ferramentas de Gerenciamento de Requisitos e como elas podem melhorar a produtividade de um analista de negócios.

Quando deveríamos começar a falar sobre segurança cibernética em um projeto?

Terry Baresh explica o que é segurança cibernética e a relaciona com o trabalho de um analista de negócios em um projeto.

Workshop de Business Case Expresso

Um método simples e eficaz para a promoção de mudanças com base na definição de OUTCOMEs.

Como o papel da Análise de Negócios está evoluindo?

Igor Arkhipov nos diz como o papel da AN é realmente diversificado e está mudando atualmente e faz algumas previsões do que podemos ver nos próximos 5 a 10 anos.

Requerimento ou Requisito

Como você traduz o termo REQUIREMENT?

Qual é a peça que falta nos métodos e técnicas de hoje?

Ron Ross argumenta que conhecimento básico tem sido negligenciado e é a chave para comunicar de forma mais eficaz e envolver as partes interessadas com a menor ambiguidade possível.

Porque a transformação de negócios é tão difícil e o que podemos fazer para facilitar?

Sasha Aganova apresenta o maior desafio em uma transformação de negócios e quais são as principais disciplinas para lidar com isso.

O que é Arquitetura de Negócios?

Roger Burlton explica como a Arquitetura nos ajuda a coletar, conectar e corrigir os vários pontos de um negócio.

O manual de usuário pessoal

Não seria ótimo se cada pessoa com que você terá que interagir em um projeto viesse com um manual de instruções?

Qualquer Analista de Negócios pode fazer Sketchnoting?

Grant Wright e Paddy Dhanda mostram como o pensamento visual está disponível para qualquer pessoa se comunicar melhor e interagir de forma mais criativa e divertida.

Como pessoas de negócios podem se comunicar melhor com pessoas de dados?

Jamie Champagne fornece algumas orientações para pessoas de negócios e de dados colaborarem para a que a tomada de decisões seja melhor informada.

Por que as pessoas têm medo de mudança?

Judy conta histórias sobre projetos de mudança e como os envolvidos devem ser abordados para se engajar e se comprometer com a mudança.

Como Gerentes de Analistas de Negócios podem melhorar as habilidades de seu time?

Scott Bennett fornece algumas dicas de sua experiência como Gerente de Analistas de Negócios para fazer as pessoas desenvolverem suas habilidades com a ajuda de outras pessoas da equipe.

O que é Product USERship e quem se importa com isso?

Mark Smalley mostra como a análise do fluxo de valor deve ser expandida para incluir o ponto de realização de valor pelo usuário.

Como podemos gerenciar os riscos?

Indy Mitra explica que os analistas de negócios devem ser considerados como controles para mitigar riscos e aumentar a chance de obter melhores benefícios das iniciativas de negócios.

Mindset em um lema

Uma maneira que encontrei de resumir todo um modo de pensar em um lema que seja fácil de compartilhar e divertido.

Ter um mindset sem habilidades é só frustração

Um pouco mais sobre o conceito de mindset com um exemplo musical para explicar como uma mentalidade pode ser desenvolvida e aplicada em diferentes níveis de especialização.

O que podemos aprender com a série de sucesso Friends?

Ryan Folster compara a produção de uma série de TV com o desenvolvimento incremental de produtos e apresenta algumas lições que podemos aprender com Friends.

Qual a relação entre Análise de Dados de Negócios e Análise de Negócios?

Keith Ellis apresenta as principais competências para se tornar uma organização orientada a dados.

A Análise de Negócios deve ser promovida como um Mindset?

Delvin Fletcher, Presidente e CEO do International Institute of Business Analysis (IIBA), explica por que a Mentalidade de Análise de Negócios é importante e o que mais é necessário para ajudar uma empresa a obter melhores resultados.

Análise de Negócios é um Mindset

Entenda as diferentes formas de descrever a Análise de Negócios e por que é importante abordá-la como uma mentalidade.

O Analista de Negócios no Multiverso

“Existem diferentes estados possíveis de um Analista de Negócios. Podemos ter aberto o Multiverso AN!”

A lição mais importante para o desenvolvimento de software

Karl Wiegers conta a lição mais importante que aprendeu depois de cinquenta anos trabalhando no desenvolvimento de software.

Como fazemos a mudança pegar?

Filip Hendrickx fornece dicas muito úteis para transformar as organizações de forma que a mudança possa persistir.

Como equipes ágeis estão trabalhando para criar o maior radiotelescópio do mundo?

Juande Santander-Vela explica como o SAFe está sendo usado para construir software em um projeto mundial de grande escala.

Como expor dados em storytelling?

Andrej Guštin conta a história da data storytelling e mostra como os BAs podem entender seu público para mostrar o contexto por trás dos dados.

Qual é o plano de carreira para um analista de negócios no mundo Ágil?

Scott Ambler, VP do Ágil Disciplinado no PMI e torcedor do Flamengo, explica que existem muitas boas opções para um analista de negócios em um ambiente ágil.

Por que analistas de negócios deveriam se envolver no planejamento estratégico?

Barbara Carkenord expande o horizonte para profissionais de Análise de Negócios, mostrando como eles podem aplicar as habilidades de AN em diferentes níveis organizacionais.

Como o Essence pode ajudar as equipes a ter sucesso com o Scrum?

Ian Spence mostra como uma equipe pode aprender e adaptar o Scrum usando cartas de baralho.

Existe solução para essas coisas malucas com métodos?

Ivar Jacobson apresenta The Essence of Software Engineering para descrever métodos e práticas com uma base comum.

Que coisas malucas estão acontecendo com os métodos?

Ivar Jacobson conta algumas das coisas mais malucas que percebeu depois de 50 anos trabalhando com métodos e frameworks.

Como crescer em uma carreira profissional sendo um Analista de Negócios?

LN Mishra conta alguns passos para crescer como profissional de negócios. Qualquer profissional de negócios.

O que é uma mentalidade de Análise de Negócios?

Yulia Kosarenko explica como uma mentalidade de BA visa a motivação de qualquer profissional para buscar melhores resultados de negócios.

Existem princípios universais para um bom design de produto?

Karls Wiegers apresenta alguns princípios e lições que qualquer pessoa pode usar para projetar produtos melhores.

Por que se tornar um membro do IIBA?

Jared Gorai lista os principais benefícios de ser um membro associado do IIBA.

Papo de irmão com Ricardo Laguna sobre Vendas

Ricardo ensina o segredo de como fazer uma boa venda.

Como se tornar um palestrante em conferências?

Amy Ruddell oferece ótimas dicas para que você ser aceito e se tornar um palestrante de sucesso nas maiores conferências profissionais.

Papo de irmão com Lia Laguna sobre Design

Minha irmã Lia é designer de interiores. Em sua profissão ela aplica arte e técnica para tornar ambientes aconchegantes e funcionais.

Projetos e requisitos ainda são necessários no Agile?

O mestre dos Projetos Felizes, Roland Gareis, apresenta os projetos como sistemas sociais temporários para alcançar resultados únicos.

Quem é o responsável pela análise no Ágil?

Angela Wick desafia o mito de que não há Analistas de Negócios em equipes ágeis.

Papo de irmão com Fredy Laguna sobre Prototipação

Entenda como é o processo de criação do design de um novo carro no mercado automotivo.

Qual o papel do Analista de Negócios Principal?

Briana Ertanin explica como o analista de negócios está evoluindo para uma função de executivo (C-Level) na Austrália e convida a comunidade a fazer parte dessa mudança.

Quem é o responsável pela análise no Ágil?

Angela Wick desafia o mito de que não há Analistas de Negócios em equipes ágeis.

Guerra nas Estrelas Episódio IV – Uma nova esperança

Os conceitos essenciais da Análise de Negócios aplicados a um estudo de caso prático.

Caça e Caçador

Meus animais me ensinaram uma maneira de escolher as técnicas de análise mais adequadas para 2 contextos bastante diferentes.

Como a análise de negócios está evoluindo?

Keith Ellis nos conta como a Análise de Negócios está se expandindo e criando novas oportunidades para muitos profissionais.

Papo de irmão sobre Criatividade

Rodrigo Laguna conta como é o processo criativo em sua banda e como profissionais de diversas profissões podem utilizar a criatividade para se conectar com seus clientes.

O que é um analista de negócios em formato T?

Debra Paul explica como uma visão de serviço pode orientar o desenvolvimento de um profissional praticante da Análise de Negócios.

Como fazer workshops funcionarem?

A Dra. Penny Pullan compartilha algumas dicas para planejar um workshop eficaz.

Como o pensamento visual pode ajudar os analistas de negócios?

Paddy Dhanda e Grant Wright mostram como colocar o pensamento visual em prática.

Qual é a proposta de valor da análise de negócios?

É possível definir uma única proposta de valor específica para Análise de Negócios? Debra Paul acha que não.

Diferença entre requisitos e regras de negócio

Gladys Lam ilustra a diferença entre requisitos e regras de negócios com um exemplo simples e prático da sua própria casa.

Análise de Negócios como um Serviço

Christina Lovelock explica como definir e organizar a Análise de Negócios como um serviço estruturado em uma organização, dando clareza sobre o papel dos ANs.

Resultado de Valor

Como configurar um processo para gerar resultados de valor?

Qual a diferença entre os papéis BA, PM e PO?

Kevin Brennan explica a diferença entre analista de negócios, gerente de produto e dono do produto.

Qual a conexão entre Lean Six Sigma, Análise de Negócios e Ágil?

Vince Mirabelli define a contribuição de cada uma dessas disciplinas para alcançar melhores resultados de negócios. E de quebra, definimos a “Análise do Olho de Agamotto”.

O que é ATDD / BDD?

Howard Podeswa explica o significado e como usar os Critérios de Aceite em um ciclo de vida de Desenvolvimento de Software baseado em uma Abordagem Ágil.

Um executivo deveria ser um Analista de Negócios?

Alain Arseneault explica porque a Análise de Negócios precisa ser realizada em níveis estratégicos para apoiar a tomada de decisão.

Quem é o responsável pela Análise Corporativa em um ambiente Ágil?

Vince Mirabelli explica o valor da Análise Corporativa e como ela deve ser apoiada por qualquer profissional em uma organização.

Programa de Formação em Análise de Negócios

Uma trilha com os principais treinamentos para a formação de Analistas de Negócios capazes de atuar em qualquer horizonte do planejamento ágil.

Refinamento de Backlog

Pôr em prática os principais conceitos e técnicas utilizadas por equipes de desenvolvimento ágil no refinamento do backlog da sprint.

Gerenciamento de Backlog

Gestão de requisitos através de histórias de usuários e outras técnicas relacionadas do ambiente Agile.

Planejamento de Portfólio Ágil

Técnicas para a gestão de um portfólio estratégico de iniciativas com capacidade de lidar com a incerteza e responder rapidamente às mudanças no ambiente.

Como posso garantir que uma história está pronta para ser desenvolvida?

Howard Podeswa aponta quatro técnicas diferentes para nos ajudar a criar histórias que possam ser repassadas para a equipe de desenvolvimento.

Quem é o Analista de Negócios?

Definição segundo o Guia BABOK.